Especialista em temas como democratização, transição, direitos e cidadania, cientista político José Álvaro Moisés faz palestra no auditório da fundação nesta quinta-feira

Moisés dedica-se há décadas ao estudo da teoria democrática e do comportamento político

Há pouco menos de dois meses o cientista político Rubens Figueiredo usou pesquisas feitas pelo Latinobarômetro para levantar uma questão: a democracia está em baixa no mundo? No artigo A “desconsolidação” democrática, Figueiredo mostra dados compilados dos últimos 25 anos que revelam a perda gradativa de prestígio dos princípios que norteiam o sistema democrático.

Ele destaca, por exemplo, que o grupo de cidadãos que acreditam que “a democracia é preferível a qualquer forma de governo” caiu de 63%, em 1997, para 54%, em 2016, e aponta um dado inquietante: o indicador de apoio da população à democracia diminuiu estatisticamente em nove países latino-americanos de 2015 para 2016 – o Brasil ocupa o penúltimo lugar.

Para aprofundar a discussão sobre o tema, o Espaço Democrático – fundação para estudos e formação política do PSD – traz ao seu auditório nesta quinta-feira (17), às 17h, um especialista: o cientista político José Álvaro Moisés. Em mais um evento da série Encontros Democráticos, ele falará sobre “O futuro da democracia”.

Moisés dedica-se há décadas ao estudo da teoria democrática e do comportamento político, o que o levou a especializar-se em temas como transição política, democratização, cultura política e sociedade civil, cidadania e direitos, instituições democráticas e qualidade da democracia.

Integrante do International Social Sciences Council (ISSC), da UNESCO e membro do Comitê Executivo da International Political Science Association (IPSA), ele é diretor-científico do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs/USP), chair do Research Committee sobre Qualidade da Democracia da IPSA e coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. É formado em Ciências Sociais pela USP, mestre em Política e Governo pela University of Essex e doutor em Ciência Política pela USP. Foi professor-visitante na Universidade de Oxford, secretário nacional de Apoio à Cultura e secretário nacional de Audiovisual do Ministério da Cultura.