Ministro se reuniu com deputados e lideranças para debater assunto; texto-base já foi aprovado e os destaques devem ser votados esta semana.

O ministro Afif e os participantes do encontro para debater o Supersimples

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, participou nesta terça-feira (27) de café da manhã na Câmara dos Deputados para debater o novo Simples. Estiveram presentes os deputados Cláudio Puty (PT-PA), Guilherme Campos (PSD-SP) e Pedro Eugênio (PT-PE), o senador José Pimentel (PT-CE) e o diretor presidente do Sebrae, Luiz Barreto, entre outras lideranças do Congresso Nacional.

O texto-base do projeto do Supersimples foi aprovado e os destaques devem ser votados esta semana.

“Tenho me dedicado muito à engenharia política deste projeto. Ele é do Parlamento, que precisa de uma agenda positiva. A agenda da micro e pequena empresa é importantíssima e é positiva. Conto com o total entrosamento entre o Executivo e o Legislativo para aprovação do novo Simples. Incluindo as três principais questões: a universalização, o aumento do teto e o fim da substituição tributária para os pequenos”, afirmou.

O encaminhamento do projeto do novo Simples conta com apoio da presidente Dilma Rousseff e segue as diretrizes básicas da Secretaria, que é estimular o desenvolvimento econômico e social brasileiro por meio do fortalecimento do empreendedorismo nacional, encorajando a sua formalização pela simplificação do ordenamento jurídico e tributário nacional.

Afif destaca ainda os benefícios do programa para o ambiente de negócios no Brasil. “A medida facilita e incentiva a formalização dos micro e pequenos empresários, além de ajudar o país a melhorar sua posição no ranking de negócios do Banco Mundial. Ela é importante para aumentar o volume de negócios e também para atrair investimento”.