No site da companhia, tempo de espera previsto entre os trens no período da tarde, quando a reportagem visitou as estações, é de dez minutos.

Agora S. Paulo

O tempo de viagem dos passageiros da CPTM ( Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) chega a ser maior aos domingos e feriados porque os trens demoram mais para chegar às plataformas.

O Vigilante Agora esteve ontem em cinco das seis linhas da CPTM para comparar o intervalo entre trens previsto pela companhia e o real.

No site da companhia, atualizado em novembro do ano passado, o tempo de espera previsto entre os trens no período da tarde, quando a reportagem visitou as estações, é de dez minutos.

A pior situação encontrada foi nas linhas que saem da estação Luz. Ali a espera chegou a 25 minutos pelo trem que seguia para Guaianases (zona leste de São Paulo).

“É sempre assim aos finais de semana, a espera é longa”, afirma o estoquista Pedro de Andrade Sousa, 36 anos, enquanto aguardava.

Ele afirma que, durante a semana, costuma chegar ao destino final em 30 minutos, mas, aos domingos, chega a demorar quase uma hora.

Na estação da Luz, sentido Francisco Morato (Grande SP), o tempo de espera pelo trem chegou a 19 minutos ontem.

Na estação Júlio Prestes, sentido Itapevi (Grande SP), os trens chegam no horário previsto, mas ficam dez minutos parados na estação.

“O total da viagem, que em dias de semana demora uma hora, aos domingos chega a uma hora e meia para Itapevi”, conta a dona de casa Luana do Prado, 23 anos.
Na estação Brás, sentido Calmon Viana (Grande SP), o trem ficou cinco minutos parado na plataforma. O próximo chegou em 12 minutos.

O trem para Rio Grande da Serra (Grande SP), que parte da estação Brás, foi pontual ontem, mas nem sempre é assim, segundo passageiros. “O trem demora uns 15 minutos para aparecer na plataforma”, conta a professora Rosane Uberos Fábio, 30 anos. (intervalo de 10 minutos aos domingos e feriados) (intervalo de 10 minutos aos domingos e feriados) (intervalo de 10 minutos aos domingos e feriados).