Iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e os atores Márcio Pial e Marco Cardoso, por meio do "Projeto Interação: Educação e Cultura".
Os palhaços Tetê e Careta fazem apresentações com as crianças da EM (R) Kaoru Hiramatsu.

Os palhaços Tetê e Careta fazem apresentações com as crianças da EM (R) Kaoru Hiramatsu.

Termina nesta quarta-feira (31), na Escola Municipal Rural Luiz de Oliveira Machado, na Estrada Mogi Quatinga, as apresentações circenses para alunos de unidades escolares rurais da rede municipal de Mogi das Cruzes, cidade do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e os atores Márcio Pial e Marco Cardoso, por meio do Projeto Interação: Educação e Cultura, idealizado pela equipe gestora do Auditório do Cemforpe. Nesta terça-feira (30), foi a vez das crianças da EM (R) Kaoru Hiramatsu, do Bairro do Alceu, participarem.

A unidade atende alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Esta foi a primeira experiência dos irmãos Rodrigo de Jesus Isidoro, 10 anos, e Rafael de Jesus Isidoro, 8 anos, com o circo. Durante a apresentação dos palhaços Tetê e Careta, os dois aprenderam a fazer uma pirâmide com a pequena Milleny Eduarda Santos Matos, de apenas 4 anos. “Foi muito legal e divertido”, disse Rafael.

A alegria das crianças contagiou os educadores e a dupla de palhaços Tetê e Careta, que levou a arte circense para os dois núcleos rurais da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, que, juntos, reúnem 13 unidades escolares em diferentes pontos da zona rural mogiana. Na manhã desta terça-feira, a dupla esteve na EM R Benedito Pereira de Paula, no Bairro Beija-Flor. “É bem interessante ver como cada escola tem uma realidade diferente. Tínhamos crianças que mal sabiam o que era o malabarismo e acrobacias”, contou Pial, que interpreta o palhaço Careta ao lado do ator Marco Cardoso, o Tetê.

A iniciativa animou a equipe gestora da EM R Kaoru Hiramatsu, responsável pelo grupo de escolas do Núcleo Rural 1, que planeja mais ações nas escolas utilizando o tema do circo. “Vamos montar um projeto pedagógico envolvendo as artes circenses para trabalhar a questão do movimento, corpo e equilíbrio”, disse a diretora Patrícia Marins Aguiar Conde.

Está previsto também um concurso de desenho entre as crianças sobre um dos personagens da apresentação dos palhaços.