Município administrado pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) recebeu prêmio pelo trabalho de combate à transmissão vertical do vírus, que ocorre de mãe para filho

 

A cidade de Bauru não registrou nenhum caso de transmissão de HIV durante o acompanhamento de gestantes na rede pública de saúde.

 

A gestão do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta (PSD), recebeu o prêmio estadual Luiza Matida, que reconheceu o trabalho de combate à transmissão vertical do HIV promovido pela Secretaria de Saúde do município, o mais populoso do Centro-Oeste paulista, com cerca de 374 mil habitantes. Esse tipo de transmissão ocorre quando o vírus é passado da mãe para o filho durante a gestação, no parto ou pelo aleitamento materno.

A cidade foi uma das selecionadas para a premiação porque não registrou nenhum caso durante o acompanhamento de gestantes na rede pública de saúde. O diagnóstico precoce, com o uso de testes rápidos, e a atenção adequada no pré-natal são fundamentais para a prevenção à transmissão vertical.

O prêmio faz parte de um programa do Centro de Referência e Tratamento de DST/Aids de São Paulo e presta homenagem à pediatra Luiza Harunari Matida, que morreu recentemente. A médica dedicou a vida ao trabalho de combate à transmissão vertical do HIV.