Diminuição da lista de espera verificada no primeiro trimestre em unidades de ensino infantil é a maior dos últimos 27 meses

 

A Prefeitura também pretende abrir salas de aula e entregar novas unidades de ensino ainda neste ano.

 

Administrada pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), a cidade de Bauru — a mais populosa do Centro-Oeste paulista, com 371 mil habitantes — registrou no primeiro trimestre deste ano a maior queda na fila por vagas nas escolas municipais de educação infantil dos últimos 27 meses. A lista de espera, que contava em janeiro com 1.490 crianças, caiu para 977 excedentes, uma diminuição de 34,5%.

Em janeiro de 2014, a fila era formada por 1.118 excedentes. Um ano depois, saltou para 1.528, um aumento de 36,7%. Em janeiro de 2016, eram 1.359 crianças, após redução de 11%. O ano de 2017 começou com 1.310 excedentes.

As solicitações de vagas para as escolas municipais de educação infantil devem ser protocoladas na Central de Matrículas, localizada no Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal (Napem). A unidade conta com um sistema informatizado, que funciona por cruzamento de dados. As crianças são cadastradas apenas uma vez e os responsáveis podem escolher até três opções de escolas mais próximas de suas residências.

À medida que a fila diminui e a criança é atendida e matriculada, o nome deixa de constar na lista de espera, impossibilitando a duplicidade no cadastro geral. Para suprir a demanda, a Prefeitura também pretende abrir salas de aula e entregar novas unidades de ensino ainda neste ano.