Secretário de Cultura de São Paulo confirmou apoio ao Akimatsuri e à Festa do Divino

O deputado Marco Bertaiolli se reuniu com o secretário estadual de Cultura, Sérgio Sá Leitão

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) conquistou o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para o Akimatsuri e a Festa do Divino Espírito Santo, as duas principais festas de Mogi das Cruzes, município da Região Metropolitana de São Paulo. Um encontro realizado na tarde desta segunda-feira (11), com o secretário Sérgio Sá Leitão, confirmou a parceria. Também participaram do da audiência os responsáveis pela organização dos eventos, que atraem milhares de pessoas a Mogi das Cruzes e fazem parte do Calendário Turístico do Município.

“O secretário garantiu que dará todo apoio necessário na organização, na infraestrutura e na divulgação e adiantou que analisará a possibilidade de apoiar com recursos financeiros, por meio de programas e projetos de incentivo à cultura do Estado”, afirmou Bertaiolli. “Defender, valorizar e auxiliar a realização destas festas é fortalecer a nossa tradição”, destacou o deputado, que apresentou os dois eventos ao secretário Sérgio Sá Leitão e o convidou para vir até Mogi conhecer as festas.

O Akimatsuri será realizada em dois finais de semanas, nos dias 6, 7, e 13 e 14 de abril, no Centro Esportivo do Bunkyo (Avenida Japão, n° 5.919, Porteira Preta). O festival é um dos mais tradicionais da colônia japonesa do Brasil, com uma média de público de 80 mil pessoas. Desde 1986 é realizado em Mogi pelo Bunkyo (Associação Cultural de Mogi das Cruzes) e conta com diversas atrações, como o pavilhão cultural e agrícola, comidas típicas, o concurso da miss Akimatsuri, além dos shows.

Já a Festa do Divino Espírito Santo 2019 ocorrerá de 30 de maio a 9 de junho e tem como tema “Divino Espirito Santo renove a nossa fé e transforme em missão”. A cerimônia de devoção ao Espírito Santo em Mogi das Cruzes é um das mais antigas e importantes do País. Em 2019, completará 409 anos.

Com uma expressiva participação popular em eventos exclusivos e característicos como o Império do Divino, a Entrada dos Palmitos, as Alvoradas, e a Procissão de Pentecostes, entre outros, mantém viva as tradições mesmo nos dias atuais.

A Festa do Divino também contribui com a manutenção de mais de 30 entidades sociais. Além de pagar os custos do próprio evento, os recursos arrecadados são repassados para entidades como a Apae, o Instituto Pró+Vida São Sebastião, a Pastoral da Criança, o Núcleo Aprendiz do Futuro, a Creche São Sebastião, entre outras. Bertaiolli, inclusive, já convidou o governador de São Paulo, João Doria, e o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para visitarem a Festa do Divino.