Ampliação do projeto Muralha Digital e criação da Patrulha Maria da Penha, para o combate à violência contra a mulher, estão entre as ações que serão adotadas no município pela gestão do prefeito do PSD

Ações foram anunciadas pelo prefeito Mario Botion durante a primeira reunião anual do GGI (Gabinete de Gestão Integrada).

 

Para reforçar a segurança da população de Limeira, cidade de 300 mil habitantes do Centro-Leste paulista, o prefeito Mario Botion (PSD) anunciou um pacote de medidas que serão adotadas ao longo de 2018, entre elas a ampliação do projeto Muralha Digital e investimentos na Guarda Civil Municipal. As ações foram anunciadas durante a primeira reunião anual do GGI (Gabinete de Gestão Integrada).

Composto por equipamentos como câmeras e sistemas de identificação de placas de veículos, o projeto Muralha Digital deverá contemplar áreas do município ainda não atendidas, como a zona rural, onde a Prefeitura também pretende combater a criminalidade com o auxílio de drones. A aquisição dos equipamentos está em fase de busca de parcerias para a compra e estudos por parte do setor jurídico da administração.

Botion destaca que a violência contra as mulheres será combatida em Limeira com a criação da Patrulha Maria da Penha, que terá efetivo formado, em uma primeira etapa, por equipes mistas de guardas municipais. A rede Elza Tank, que oferece atendimento clínico e psicológico às vítimas, também será acionada e os guardas levarão as agredidas à delegacia, para que seja lavrado Boletim de Ocorrência.

“Esse imediatismo é fundamental. Muitos casos chegam ao plantão, mas não há denúncia formalizada. Com essa novidade, a mulher pode ser levada a um hospital e confirmar a ocorrência”, ressalta o prefeito. A criação da Patrulha se somará a outros projetos como o do botão do pânico, dispositivo que, ao ser acionado, emite um sinal para a Guarda Municipal.

Efetivo – Sobre a ampliação do efetivo da GCM, Botion explica que o primeiro passo nessa direção será a substituição dos guardas que estão requerendo aposentadoria. Para tanto, há concurso público finalizado e classificados aguardando convocação. Num segundo momento, haverá aumento do efetivo, de acordo com os parâmetros orçamentários e financeiros da Prefeitura.

Outra novidade envolvendo o efetivo é a transformação de vigilantes em guardas civis municipais. Ao todo, 35 vigilantes receberão treinamento específico para exercer a nova função. A Prefeitura investirá na melhoria das condições de trabalho da GCM, com a compra de munições e uniformes.