Economista Luiz Alberto Machado será um dos debatedores do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que reúne cerca de 500 empresas na capital paulista

Machado: “O profissional precisará de uma formação abrangente, que o capacite a assumir diversas ocupações”

 

As possibilidades profissionais geradas pelas indústrias criativas, em áreas como games, softwares, design, turismo, informática, gastronomia, moda e festas populares. Esse é o tema da mesa-redonda que será realizada nesta quinta-feira (8), das 14h às 16h, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, com a participação de Luiz Alberto Machado, economista e colaborador do Espaço Democrático, fundação do PSD para estudos e formação política.

Intitulado As Novas Profissões na Era da Economia Criativa, o debate integra a programação da primeira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR). Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o megaevento reúne, até o dia 11, cerca de 500 empresas e 100 compradores internacionais. A expectativa é que o MicBR movimente mais de US$ 10 milhões em negócios.

Além de Machado, o debate tem participantes como o historiador e sociólogo Jair Marcatti e Letícia Menegon, professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela Fundação Getúlio Vargas. “Vou focalizar muito essa questão de que prevalecerão as ocupações, não as profissões. O profissional precisará de uma formação abrangente, que o capacite a assumir diversas ocupações”, explica Machado, mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal.

O economista ressalta que, no Brasil, país que tem potencial para exercer protagonismo no setor, são poucos os cursos que contemplam a criatividade, “o que é um dos problemas para a formação de pessoas para trabalhar nessa área.” Machado também lembrou que a defesa da economia criativa é uma das bandeiras do PSD e já foi abordada em cadernos temáticos produzidos pelo Espaço Democrático.

Programação

A programação do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR) inclui rodadas de negócios (em que produtores e compradores ficam frente a frente), espaços para a troca de contatos profissionais, oportunidades de apresentação de produtos e serviços, palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria. O público poderá conferir, ainda, apresentações artístico-comerciais (showcases), espalhadas em diversos centros culturais na Avenida Paulista. Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis aqui