Ideia do deputado estadual eleito é que o Governo Estadual ajude as prefeituras com recursos exclusivamente para esse fim; atualmente, mais de 40 cidades contam com a Operação Delegada em São Paulo.
Coronel Camilo

Exatos dois anos depois de ter sido eleito vereador em São Paulo pelo PSD, o coronel Álvaro Camilo obteve um resultado expressivo na eleição do último domingo (5): ele foi um dos quatro candidatos eleitos pelo partido para a Assembleia Legislativa paulista. Os quase 27 mil votos da eleição de 2012, para vereador, saltaram agora para 64.448.

Camilo, que foi comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Paulo, tem a explicação para o crescimento de sua votação: a segurança pública é um tema de muita importância para a sociedade. Uma prova disso, aponta ele, está no fato de que, dos 94 deputados estaduais eleitos para a Assembleia de São Paulo neste ano, três são coronéis, um é delegado e outro é promotor de Justiça. “Isso demonstra a preocupação das pessoas com o tema”, diz.

Camilo vai levar para a Assembleia Legislativa toda a experiência de três anos que teve no comando da Polícia Militar do Estado de Paulo para formular propostas que melhorem a segurança pública. Alguns dos projetos que pretende apresentar visam a valorização dos policiais, com melhores salários, moradia e assistência jurídica gratuita; uso mais intenso da tecnologia para apoiar o trabalho dos policiais; e o fortalecimento dos CONSEGs.

Há dois projetos​ nos quais o deputado estadual eleito tem especial interesse. Um deles é a introdução da disciplina de “cidadania” nas escolas para alunos a partir da 6ª série do Ensino Fundamental. “É importante levar valores civis e éticos para os jovens, para que eles aprendam a respeitar e acatar as autoridades, por exemplo”, comenta ele, citando episódios trágicos recentes durante ação policial em São Paulo, como aquele em que um camelô tentou desarmar um policial durante fiscalização e acabou sendo atingido e morto por um tiro. “A autoridade policial precisa ser respeitada”, diz ele.

O outro projeto é expandir a Operação Delegada​ para todo o Estado de São Paulo​. ​A atividade foi ​criada ​em 2009​ por ele e pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, hoje presidente nacional do PSD. Por meio desse programa, policiais militares passaram a trabalhar em seus horários de folga, fardados e armados, para a Prefeitura de São Paulo, patrulhando áreas comerciais de intenso fluxo de pessoas. A Operação Delegada foi um sucesso. Houve queda real média de 60% da criminalidade nas áreas onde ela foi aplicada.

A ideia de Camilo é que o Estado ajude as prefeituras com recursos exclusivamente para esse fim. Atualmente, mais de 40 cidades contam com a Operação Delegada, casos de Mogi das Cruzes, Sorocaba e alguns municípios da Baixada Santista. Na maior parte dos casos as prefeituras arcam sozinhas com o custo.

Além do coronel Camilo, o PSD elegeu outros três deputados estaduais: Marta Costa, também vereadora em São Paulo, e os já deputados estaduais Rita Passos e Milton Vieira.