Gestão eficiente adotada pelo prefeito Rogério Franco (PSD) garante que pacientes esperem, no máximo, 20 dias para serem atendidos por clínicos gerais, pediatras e ginecologistas nas unidades básicas da cidade

Há unidades em que o paciente consegue ser atendido num prazo inferior a uma semana.

 

Em um ano e sem aumentar gastos, a gestão do prefeito de Cotia Rogério Franco (PSD) conseguiu reduzir o tempo de espera por consultas com clínicos gerais, pediatras e ginecologistas nas unidades básicas de saúde do município, que integra a Região Metropolitana de São Paulo. Nesses casos, a espera caiu de seis meses, em média, para até 20 dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há unidades em que o paciente consegue ser atendido num prazo inferior a uma semana. Em relação à coleta de exames de sangue, o prazo caiu de sete meses para, no máximo, dois meses.

Para diminuir o tempo de espera, a Prefeitura realizou um mapeamento das unidades e promoveu a readequação do atendimento. A Secretaria chegou a montar um setor de apoio à gestão, que coordenou todo o trabalho.

“O mais importante nesse resultado é que foi alcançado com trabalho de inteligência, gestão e sem aumentar gastos. Desde o ano passado temos nos debruçado no diagnóstico do serviço de saúde e em resolver os problemas emergenciais. Temos avançado muito e os resultados positivos já são realidade”, destacou o prefeito.

O levantamento citado por Franco registrou que, apesar de a rede ofertar mais vagas que o mínimo exigido, a espera continuava grande, por conta de fatores como o alto percentual de absenteísmo (acima de 40%) e a necessidade de remanejamento de profissionais. Para diminuir a fila da coleta de sangue, por exemplo, a Secretaria fez um levantamento da demanda por região e promoveu a redistribuição da cota ofertada pelo Governo do Estado.

Além disso, a Prefeitura utilizou metodologias que auxiliam na gestão inteligente e funcional, com a identificação de problemas, apresentação de soluções, divisão de responsabilidades e cobrança de resultados. Os funcionários também passaram por capacitação e treinamento para promoverem um atendimento humanizado e de qualidade para a população.