Gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) planeja criar centro de convivência, em parceria com organizações da sociedade civil, para oferecer cursos como economia solidária, música e gastronomia

A Prefeitura já publicou chamamento público para que entidades sem fins lucrativos e organizações religiosas possam enviar suas propostas.

 

Para garantir um atendimento mais qualificado às pessoas em situação de rua em Cotia, município da Região Metropolitana de São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) planeja construir um centro de convivência, em parceria com organizações da sociedade civil. A Prefeitura já publicou chamamento público para que entidades sem fins lucrativos e organizações religiosas possam enviar suas propostas.

O Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua oferecerá atendimento imediato e emergencial, das 8h às 17h, além de oficinas de economia solidária, música, gastronomia, entre outras atividades educativas. “O Centro será na modalidade centro-dia, podendo haver acolhimento pernoite especificamente para atendidos encaminhados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, sob a supervisão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)”, explicou o prefeito.

A Prefeitura também pretende criar serviço telefônico para que munícipes informem sobre a presença de pessoas em situação de rua. A partir das informações fornecidas, uma equipe será encaminhada ao local para abordar os que necessitam de atendimento.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e primeira-dama de Cotia, Mara Franco, destacou que a administração não quer apenas oferecer o essencial. “O trabalho envolve desde o atendimento emergencial, que é a refeição, o banho e a troca de roupa, até o resgate da dignidade, a recuperação da autoestima, a construção de mecanismos que permitam a esse indivíduo se reintegrar à família, à sociedade, e partir para autossuficiência”, destacou Mara.