Evento vem atraindo, ano a ano, cada vez mais gente: de 1 milhão de pessoas da primeira edição, chegou à marca de 3,6 milhões no ano passado.

Disputa de BMX na Virada Esportiva 2008 no Sambódromo do Anhembi.

A edição 2013 da Virada Esportiva de São Paulo acontece neste final de semana (21 e 22) com a perspectiva de bater novo recorde de participantes. Desde 2007, quando foi criada pelo então prefeito Gilberto Kassab, hoje presidente nacional do PSD, o evento vem atraindo, ano a ano, cada vez mais gente: de 1 milhão de pessoas da primeira edição, chegou à marca de 3,6 milhões no ano passado.

Esta sétima edição começa às 8h de sábado (21) e vai até às 18h do domingo (22) em pontos tradicionais como o Vale do Anhangabaú e o Memorial da América Latina, além de 45 centros esportivos municipais, 10 parques, 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs), 90 praças e Clubes da Comunidade e 12 unidades do SESC. Serão 34 horas de evento e a programação incluirá atividades especiais para celebrar o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Mundial Sem Carro (22).

Na edição de 2010, o então prefeito Gilberto Kassab ensaia embaixadinhas antes da disputa de futebol de areia.

No ano passado, pesquisa realizada pelo IBOPE revelou que 99% dos paulistanos aprovam a Virada Esportiva.

Gente como Francisco Carlos da Silva, 42 anos, presidente e fundador da Associação Esportiva Cultural Kauê Itaquerense, que sempre leva os atletas de sua agremiação para participar das competições de atletismo que ocorrem no Parque Esportivo dos Trabalhadores, no Tatuapé, durante a Virada. “A Virada Esportiva é muito importante para todos os paulistanos porque incentiva as pessoas a praticarem atividades físicas e promove maior interação entre a população. Você vê famílias inteiras, pessoas de todas as idades, participando das atividades”.

Fran, presidente e fundador da Associação Esportiva Cultural Kauê Itaquerense.

A Associação Kauê Itaquerense é mantida por doações da comunidade e mantém ações esportivas, educacionais e culturais voltadas principalmente às crianças, jovens e idosos de Itaquera, na zona Leste de São Paulo. No entanto, a especialidade a agremiação é a corrida. A Kauê participou das últimas três edições da Virada Esportiva conquistando prêmios individuais e por equipe com atletas, em sua maioria, na faixa dos 17 anos.

Francisco, mais conhecido em Itaquera como Fran, conta que como o evento tem 24 horas, sua equipe leva até barracas de acampamento para os atletas poderem descansar no intervalo entre as provas. “Durante o evento a gente interage com outras equipes, curte outras atrações e faz novas amizades, além de praticar esportes, tudo num clima bastante agradável”.