Obra da gestão da prefeita Katiuscia Leonardo (PSD) permite que população realize todos os exames da tabela do SUS

No laboratório, próximo à unidade de Pronto Atendimento, os moradores podem realizar todos os exames da tabela do SUS.

 

Para melhorar a qualidade do atendimento médico prestado aos cerca de oito mil habitantes de Cristais Paulista — município do interior de São Paulo, próximo a Franca —, a gestão da prefeita Katiuscia Leonardo (PSD) implantou o primeiro laboratório de análises clínicas da cidade. A iniciativa integra o projeto Mais Saúde, promovido desde o ano passado pela Prefeitura.

No laboratório, próximo à unidade de Pronto Atendimento, os moradores podem realizar todos os exames da tabela do SUS. “Os exames são os básicos, como hemograma, ureia, creatinina, fezes, sangue, escarro e muitos outros”, explica a secretária municipal de Saúde, Solange Ferreira.

O laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h30. Nos finais de semana e feriados, há sistema de plantão. As atividades são coordenadas pela empresa HemoLife.

Exames mais complexos também são colhidos na cidade e, posteriormente, encaminhados para ambulatórios parceiros. “Esse laboratório é um marco para Cristais Paulista porque hoje temos uma dificuldade grande com exames colhidos aqui e encaminhados para a Santa Casa de Franca. Ganharemos conforto, comodidade e agilidade”, destaca a secretária.