No interior de São Paulo, ministro Gilberto Kassab afirma que o governo tem pressa em oferecer acesso à rede mundial para 57 milhões de brasileiros que ainda estão desconectados

Em Jaboticabal, Gilberto Kassab apresentou o programa Internet para Todos a prefeitos: “Além de ser um projeto que permite justiça social, já está pronto para ser implantado.”

 

Mais de 57 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à rede mundial de computadores, embora o satélite lançado pelo governo federal no ano passado, para levar conectividade a todas as regiões do País, esteja consumindo combustível com grande parte de utilização ociosa. A constatação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, para quem é urgente levar a internet a comunidades que permanecem sem acesso.

Neste sábado (3) e domingo (4), o ministro esteve nas cidades de Jaboticabal, Franca, São Carlos e Araraquara, no interior de São Paulo, para apresentar aos prefeitos destas regiões o programa Internet para Todos, que ele considera o programa de maior importância para o desenvolvimento econômico e o futuro do País. “Além de ser um projeto que permite justiça social, já está pronto para ser implantado. Basta os prefeitos apresentarem as localidades a serem beneficiadas e cumprir as três condições do programa: definir uma área para instalar a antena, se responsabilizar pelo pagamento da energia a ser gasta pelos equipamentos e enviar um projeto de lei à Câmara para isentar de ISS toda a operação do programa”, explicou.

A partir daí, antenas serão instaladas gratuitamente nas regiões sem conectividade indicadas pelas prefeituras, distribuindo banda larga num raio de 2 quilômetros. “Estamos preparados para levar conectividade a qualquer canto do Brasil em pouco tempo”. Segundo Kassab, as antenas serão instaladas pela Telebras ou por sua parceira que terão capacidade para realizar até 200 instalações por dia.

Para a população moradora das localidades beneficiadas, os custos de ter uma internet mais rápida e constante serão bem menores. “Devido a isenção de impostos, ter banda larga será muito mais barato do que se paga atualmente”, explica Kassab.

 

Kassab em Franca: “Devido a isenção de impostos, ter banda larga será muito mais barato do que se paga atualmente”

 

Durante as apresentações no interior de São Paulo, o ministro lembrou que a banda larga do programa Internet para Todos vem do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017, um investimento de R$ 3 bilhões do governo federal.

Até hoje, o MCTIC já assinou convênios para usar a capacidade do satélite com três Ministérios: Defesa, para que 30% da capacidade do satélite sejam usadas pelas Forças Armadas no monitoramento das fronteiras brasileiras, coibindo o tráfico de drogas e o contrabando e para segurança na comunicação governamental; Saúde, para levar internet para 15 mil pontos em hospitais e postos de saúde; e com a Educação, para levar banda larga às escolas públicas de todo o País. “Só no ano de 2018, o MEC já contratou e pagou antecipadamente para instalar banda larga em 7 mil estabelecimentos de educação”, disse o ministro.