Evento nesta quinta-feira (9) vai analisar como nova abordagem da economia pode contribuir para a definição de políticas públicas

O economista Carlos Mauro

Tema que ganhou destaque em outubro passado, quando o economista americano Richard H. Thaler ganhou o Prêmio Nobel de Economia por suas contribuições nessa área de conhecimento, a Economia Comportamental será o tema do Encontro Democrático desta quinta-feira (9). No evento promovido pelo Espaço Democrático – a fundação do PSD para estudos e formação política –, o economista Carlos Mauro, especialista no assunto, vai discutir como essa forma de analisar o comportamento econômico pode contribuir para a definição de políticas públicas.

Diferente da abordagem econômica tradicional – para a qual as decisões econômicas são tomadas de modo racional, ponderado, centrado no interesse pessoal e com capacidade ilimitada de processar informações – a Economia Comportamental considera que as pessoas decidem com base em hábitos, experiência pessoal e regras práticas simplificadas. Aceitam soluções apenas satisfatórias, buscam rapidez no processo decisório, têm dificuldade em equilibrar interesses de curto e longo prazo e são fortemente influenciadas por fatores emocionais e pelo comportamento dos outros.

Relativamente nova, a disciplina decorre da incorporação, pela economia, de desenvolvimentos teóricos e descobertas empíricas no campo da psicologia, da neurociência e de outras ciências sociais. Os economistas comportamentais buscam entender e modelar as decisões individuais e dos mercados a partir dessa visão alternativa a respeito das pessoas.

Um dos pioneiros e principais desenvolvedores da área da Economia Comportamental em língua portuguesa, o professor Carlos Mauro é o Chief Scientific Officer da CLOO Behavioral Insight Unit e docente da Católica Porto Business School (CPBS). Seu percurso multisciplinar envolve a Economia, a Gestão Pública, a Filosofia e as Ciências Cognitivas. Tem trabalhado com empresas e governos na aplicação da Economia Comportamental. Foi co-fundador do primeiro laboratório de investigação dedicado à área, na CPBS.

Os Encontros Democráticos vêm sendo promovidos pelo Espaço Democrático há mais de três anos, sempre com o objetivo de promover o debate sobre questões de interesse da sociedade brasileira, gerando conteúdo para orientar as ações dos integrantes do PSD nas diversas instâncias de governo. O debate será transmitido ao vivo na página do Espaço Democrático no Facebook e a íntegra do debate será publicada no site.

INFORMAÇÕES

Data: Quinta-feira, 9 de novembro, 17h
Local: Fundação Espaço Democrático
Rua Santo Antônio, 182/184 – 14º Andar
Centro – São Paulo – SP