Em seminário promovido na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Coronel Camilo (PSD) abordou resultados positivos do programa Patrulha Família Segura, que reduziu em 60% o número de agressões no Vale do Ribeira

Deputado estadual Coronel Camilo destacou que programa acaba com a sensação de impunidade do agressor

“O combate à violência doméstica inibe também a prática de outros delitos, pois retira essa sensação de impunidade que o agressor muitas vezes acaba sentindo”. A afirmação é do deputado estadual Coronel Camilo (PSD), que promoveu seminário sobre o tema nesta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O evento contou com a presença da coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, e de diversas autoridades da região do Vale do Ribeira, onde a Polícia Militar desenvolve o programa Patrulha Família Segura. O projeto atende 540 famílias das seguintes cidades: Registro, Cajati, Miracatu, Sete Barras, Iguape, Ilha Comprida, Jacupiranga, Eldorado e Pariquera-Açu.

Criada em 2015, a Patrulha já reduziu em 60% o número de casos de violência na área de atuação. “Muitas pessoas acabam não comunicando os crimes porque, normalmente, o agressor é  o pai, o irmão ou um namorado. O programa consiste numa viatura que vai até a residência fazer cumprir a medida protetiva da Lei Maria da Penha, para que a vítima se sinta segura. A viatura vai também à residência do agressor, para dizer que ele não pode mais chegar perto da vítima”, afirmou Coronel Camilo.

A coordenadora do PSD Mulher elogiou a iniciativa do deputado e destacou que o debate é bastante relevante, em função da cultura machista ainda presente na sociedade brasileira. A major Madalena Almeida Leite, coordenadora da Patrulha Família Segura, ressaltou a importância das visitas às mulheres agredidas, que ficam muito fragilizadas e vulneráveis. “O sucesso do programa é incontestável. Nos casos em que houve atendimento, não tivemos nenhuma reincidência”, frisou a oficial.