Gilberto Kassab, presidente nacional do partido, divulgou nota sobre a tragédia; Santiago Ilídio Andrade (foto) foi morto ao ser atingido por um explosivo durante a cobertura de uma manifestação no Rio.

O cinegrafista da  TV Bandeirantes, Santiago Ilídio Andrade, que foi atingido por um explosivo no último dia 6, durante manifestação no Centro do Rio de Janeiro, teve morte encefálica nesta segunda-feira (10).  O estudante universitário Fábio Raposo foi preso ontem (9) pela Polícia Civil e indiciado como coautor da explosão que matou o cinegrafista. Ele foi indiciado por homicídio qualificado pelo uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão. Se condenado, ele pode receber pena superior a 30 anos de prisão.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, divulgou nota lamentando a tragédia. Leia a seguir:

“A executiva nacional do PSD lamenta profundamente a morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade e se solidariza com a sua família, parentes, amigos e todos os seus companheiros de profissão, sobretudo os que conviveram com ele na TV Bandeirantes.

Esse crime brutal mostra claramente o equívoco em que incorrem alguns poucos indivíduos que se aproveitam do legítimo direito de manifestação para transformar movimentos populares em palco de violência, desordem e vandalismo. Ameaçam as liberdades, colocam em risco a vida de manifestantes e tentam afastar e intimidar a Imprensa da sua tarefa de cobrir, procurar a verdade e melhor informar a sociedade. São conceitos básicos da democracia brasileira, que Santiago e jornalistas como ele defendem nas ruas, e dos quais não podemos e nunca abriremos mão. “

 

Gilberto Kassab
Presidente nacional do PSD