Presidente do PSD se encontrou com empresários e lideranças políticas; ele também visitou as cidades de Piracicaba, Serra Negra, Águas de Lindóia e Franca.
Kassab participa de entrevista na rádio Jovem Pan em Rio Claro

Kassab participa de entrevista na rádio Jovem Pan em Rio Claro

A crise no abastecimento de água e a preocupação da população com a segurança pública foram dois dos temas analisados pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em sua visita a Rio Claro, na região central do Estado, na manhã desta sexta-feira (19). Segundo ele, essas duas questões são exemplos da necessidade de renovação da representação paulista no Senado. “Nosso Estado precisa de representantes que conheçam de perto os problemas e os enfrentem, buscando soluções rápidas”, afirmou.

Nesta sexta-feira, além de Rio Claro – onde se encontrou com empresários e lideranças políticas – Kassab também visitou as cidades de Piracicaba, Serra Negra, Águas de Lindóia e Franca.

Em entrevista a veículos de comunicação de Rio Claro, ele afirmou que os senadores precisam ser pessoas dispostas a lutar pelos interesses da maioria de seus representados. Kassab citou sua experiência como prefeito de São Paulo, quando foi implantada a Lei da Cidade Limpa. “Havia muitas críticas e queixas, mas fiz uma pesquisa e constatei que a população não era contra a lei, mas tinha dúvidas sobre o sucesso da iniciativa. Muitos pensavam: ‘de que adianta eu tirar minha placa e o vizinho não mexer na dele, vou acabar sendo prejudicado’”, lembrou.

Diante disso, prosseguiu o ex-prefeito paulistano, “fui às ruas e mostrei que a lei era para valer; com isso São Paulo se tornou uma das cidades com menor poluição visual do mundo”. Para ele, isso demonstra que a palavra-chave para definir um homem público é coragem: “Contrariar hábitos e buscar soluções para os problemas, como fiz em diversas iniciativas adotadas na Prefeitura da Capital, é a melhor forma de atender os interesses da maioria”, disse.

Kassab em encontro da Associação Comercial de Piracicaba.

Kassab em encontro da Associação Comercial de Piracicaba.

Sobre os problemas de abastecimento de água, que começam a atingir as cidades do Interior, Kassab lembrou que faltou planejamento, “pois há 10 anos se sabia que isso aconteceria”, e maior disposição para trazer recursos para investimento no Estado. “Um senador atuante teria que tomar conhecimento do problema e sair batendo nas portas do governo para obter recursos emergenciais que fossem aplicados no Estado, mas isso não aconteceu”, lembrou.

Na questão da segurança, Kassab também acredita que é preciso obter mais recursos para que o Estado possa pagar melhor seus policiais. “A falta de recursos faz com que os policiais sejam mal remunerados e acabem obrigados a procurar outras profissões para melhor sua renda, deixando a Polícia”, explicou.

Ele lembrou que, na Prefeitura de São Paulo, criou e implantou a Operação Delegada, que permitia pagar um adicional aos policiais que trabalhassem em suas horas de folga. “Isso melhorou a remuneração deles e conseguimos avanços importantes na redução da criminalidade, mas precisamos ir além”, afirmou, lembrando que defende a PEC 300, que estabelece um piso mínimo para policiais de todo o Brasil, e a redução da maioridade penal.

Outra proposta que traria benefícios nessa área, segundo ele, é a expansão do ensino integral, no qual os estudantes entram nas escolas pela manhã e só saem à tarde, recebendo cinco refeições ao longo do dia. “Essa é uma forma de evitar que muitos sejam atraídos para atividades criminosas, ao mesmo tempo em que se aumenta a qualidade do ensino; as Prefeituras precisam ser incentivadas e receber recursos para adotar esse sistema”, concluiu.