Parceria entre a administração do prefeito do PSD e entidades garantirá melhor aproveitamento dos materiais recicláveis no município

O prefeito Clodoaldo Gazzetta: intenção é que cooperativas assumam a gestão dos resíduos recicláveis no futuro

O prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) iniciou um projeto-piloto com as cooperativas de catadores de materiais recicláveis para a gestão dos sete ecopontos da cidade, a mais populosa do Centro-Oeste paulista, com 371 mil habitantes. Por 30 dias, as cooperativas Coopeco e Cootramat atuarão em conjunto e conhecerão a rotina dessas unidades. A intenção é que, em um futuro próximo, as entidades assumam a gestão dos resíduos recicláveis nesses locais.

Para a presidente da Coopeco, Gisele Moreti, essa parceria possibilitará um melhor aproveitamento do material reciclado, já que a separação será feita pelos cooperados. Os resíduos da construção civil, entretanto, continuarão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Mensalmente, cada ecoponto recebe cerca de 25 toneladas de materiais recicláveis. “A ideia é que, com as cooperativas, boa parte dos recicláveis que hoje as pessoas reclamam que não tem para onde encaminhar, mesmo com a coleta seletiva, possam ser levados para os ecopontos e também que se consiga aumentar o horário de funcionamento nos feriados e finais de semana”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues.

De acordo com o prefeito, a administração também está trabalhando no projeto de um galpão de triagem e separação de materiais, onde as cooperativas da cidade poderão trabalhar em conjunto com maquinários novos e adequados. Outro projeto avaliado pela Prefeitura é a criação da Central de Recuperação de Volumosos, como sofás, mesas e armários. Nessa unidade, o material seria recuperado e doado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.