Gestão do prefeito do PSD planeja adquirir 400 bolsas de estudo de instituições privadas do município, que beneficiarão crianças de 4 meses a 3 anos de idade

 

Para reduzir o déficit de vagas na rede de educação infantil de Bauru, a gestão do prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) pretende comprar 400 bolsas de estudo em escolas particulares do município, o mais populoso do Centro-Oeste paulista, com 371 mil habitantes. As bolsas beneficiarão crianças de 4 meses a 3 anos de idade inscritas na lista de intenção de vagas da Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, cerca de mil crianças estão na fila de espera por vagas.

A Prefeitura planeja promover chamamento público para a compra das bolsas, que poderão ser adquiridas de diversas escolas da cidade. O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de inscrição.

Para facilitar a logística dos pais e possibilitar que eles levem os filhos à mesma unidade de ensino, excepcionalmente, também serão contempladas crianças de quatro e cinco anos de idade que tenham irmãos mais novos já atendidos pelo projeto. O limite máximo mensal de gasto com a aquisição de bolsas será de R$ 125.824,00.

O projeto ainda passará pela apreciação da Câmara Municipal e tem como objetivo cumprir o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2015. O TAC estabelece que não deve haver crianças fora da rede de Educação Infantil.

Reformas

A Prefeitura prossegue com a reforma de quatro escolas de Educação Infantil e duas de Educação Fundamental nos bairros Nova Esperança, Parque Vista Alegre, Vila Giunta, Vila Antártica, Leão 13 e Vila Cardia. Os recursos destinados às obras são provenientes de repasses estaduais, federais e municipais.

Além disso, serão construídas três escolas infantis de Ensino Integral nos bairros Jardim Ivone, Fortunato Rocha Lima e Tangarás/Ferradura Mirim e outras quatro creches no Mary Dotta, Santa Cecília, Buritis e Quinta Ranieri, por meio de convênios com os governos estadual e federal.