Para o ex-prefeito de Itu (foto), o Governo do Estado falhou na gestão do sistema hídrico paulista, apesar dos sinais de que a situação estava se deteriorando. "Faltou planejamento e investimento. Os municípios não têm recursos, recebem a menor fatia do bolo tributário”, diz.

Falta de planejamento e investimento. É assim que Herculano Passos, ex-prefeito de Itu em dois mandatos, entre 2005 e 2012, define a grave crise de abastecimento de água pela qual o Estado de São Paulo atravessa.

​Para ele, não foram feitos investimentos na gestão do sistema hídrico paulista​, apesar dos sinais de que a situação estava se deteriorando​: “Os municípios não têm recursos, recebem a menor fatia do bolo tributário”, diz.

Nesta entrevista, Herculano, que é pré-candidato a deputado federal fala um pouco de sua experiência à frente da Prefeitura de Itu. Conta, por exemplo, como introduziu na cidade, em 2010, o programa gratuito de vacinação contra o HPV – vírus causador do câncer de colo de útero – para meninas pré-adolescentes. Projeto semelhante só agora está sendo adotado em âmbito nacional.