O deputado do PSD paulista será o coordenador do novo colegiado, que irá acompanhar as demandas das prefeituras e contribuir para solução de problemas comuns às cidades brasileiras

Lançada na semana passada durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, também conhecida como Marcha dos Prefeitos, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Brasileiros no Congresso Nacional (FMB) tem por objetivo dar mais força ao municipalismo brasileiro. A nova frente será coordenada pelo deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), que assinou o requerimento de criação do colegiado junto com o senador Garibaldi Alves.

O grupo terá também coordenadores estaduais e inicia os trabalhos com 225 deputados e senadores como membros. “Nosso objetivo é acompanhar de perto as demandas das prefeituras e contribuir para a solução dos problemas comuns às cidades brasileiras, visando sempre o desenvolvimento e a qualidade da gestão, para benefício da população”, explicou Herculano Passos.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que promove a Marcha dos Prefeitos, será a grande parceira da FMB. Conforme seu presidente, Paulo Ziulkoski, essa é uma iniciativa que contribuirá para agilizar as pautas municipalistas dentro do Congresso. “Eu tenho certeza que o deputado Herculano, que é municipalista, vai fazer um grande trabalho como coordenador. Nós vamos municiar os parlamentares da Frente com bons estudos e bons projetos, para que eles entendam nossas demandas e trabalhem internamente, negociando o processo do dia a dia do Congresso Nacional”.

O prefeito de Matão, no interior paulista, José Esquetini, esteve presente no lançamento da frente. Para ele, com esse movimento no Congresso Nacional os municípios sairão mais fortalecidos e a população colherá os benefícios. “Os municípios estão perdendo muitos recursos. Tudo está ficando concentrado na União, mas as coisas acontecem no município. É lá que os prefeitos enfrentam os problemas como as ordens judiciais, os buracos, a falta de vaga nas creches, a falta de recurso para merenda, a questão do transporte escolar, entre outros. Isso dificulta muito uma administração, mas eu acredito que essa Frente, comandada pelo deputado Herculano, será muito útil para os municípios de todo o Brasil.