Fabricante multinacional de produtos como computadores e celulares tem projeto para se instalar na cidade, onde podem ser criados mais de 5 mil novos postos de trabalho
Foxconn: Itu foi escolhida entre mais de 50 cidades que pleiteavam o projeto

Foxconn: Itu foi escolhida entre mais de 50 cidades que pleiteavam o projeto

Mais 5 mil novos postos de trabalho. Esse deve ser um dos resultados da implantação, em Itu, da nova fábrica da multinacional Foxconn, especializada em equipamento eletrônico. Ex-prefeito da cidade, o deputado federal Herculano Passos, do PSD de São Paulo, vem trabalhando para transformar essa possibilidade em realidade. Nesta terça-feira (10), Herculando participou de audiência entre o presidente da Foxconn Brasil, Henry Cheng, e o secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Ivan Ramalho. O objetivo foi garantir que a fabricante de produtos 3C (Computadores, Comunicações e Consumos Eletrônicos), que será construída em Itu, comece suas operações ainda no segundo semestre deste ano.

As negociações e a decisão da construção de uma unidade da empresa em Itu começaram quando o deputado Herculano Passos ainda era prefeito do município. “Conseguimos fazer com que Itu fosse escolhida entre as mais de 50 cidades que pleiteavam essa multinacional”, explicou o parlamentar.

Leia também no PSD na Câmara

Os executivos da Foxconn apresentaram aos representantes do ministério o projeto da empresa, que deverá empregar na primeira fase de implantação até cinco mil pessoas. “Estamos comprometidos em trazer para o Brasil um tipo de tecnologia que hoje só é produzida na Ásia. Para isso já estamos levando engenheiros e técnicos brasileiros para serem treinados na China”, adiantou Cheng. O presidente apresentou ainda análises que indicam crescimento de 18% na venda de smartphones no Brasil neste ano, o que, consequentemente, demandará mais mão de obra.

“Fico muito feliz com essa previsão de mais vendas de celulares e mais contratações para 2015, porque esse é um ano que está nos preocupando muito. Já estamos acompanhando todas as demandas da empresa que dizem respeito a este ministério e vamos procurar auxiliar também nas demandas de outras pastas”, garantiu Ramalho.

Para Herculano Passos, além de empregos, a Foxconn deve trazer desenvolvimento para a região, pois irá gerar toda uma rede de outros serviços para subsidiar sua produção.