O ministro Gilberto Kassab tem se reunido com prefeitos de todo o País para apresentar os benefícios do programa. Neste fim de semana, ele estará no interior de São Paulo

O ministro Gilberto Kassab em São José do Rio Preto: “Esse será um dos maiores programas de inclusão social do país.”

 

Programa de inclusão social que vai beneficiar brasileiros de todas as regiões, o Internet para Todos vem sendo apresentado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em diversas cidades e capitais do País. Nestes eventos, Kassab tem destacado a importância desse esforço do governo federal para ampliar o acesso à internet em áreas rurais e cidades menores, oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento escolar e profissional para pessoas de todas as idades.

Nesta sexta-feira (2), o ministro esteve em São José do Rio Preto, na região noroeste do Estado de São Paulo. No dia anterior, quinta-feira (1), ele apresentou o programa em Vitória, a capital do Espírito Santo. No fim de semana, estavam previstas visitas às cidades paulistas de Jaboticabal e Franca (sábado) e São Carlos e Araraquara (domingo).

Nesses locais, o ministro tem se reunido com prefeitos de toda a região para explicar o funcionamento do programa, sua abrangência e a responsabilidade de cada instância de governo no processo de implantação. Ele conta, por exemplo, que a partir de convênios com as prefeituras serão instaladas antenas para conectar localidades sem banda larga. Hospitais e escolas também serão beneficiados por convênios firmados com os ministérios da Saúde e da Educação, respectivamente.

Kassab tem explicado durante os encontros com prefeitos que o Internet para Todos é “a oportunidade para que todos tenham acesso ao conhecimento”. Segundo ele, “quando começar, ainda neste trimestre, esse será um dos maiores programas de inclusão social do país. Eu sempre cito comunidades onde as pessoas passam a sua infância morando em residências e estudando em escolas sem conectividade. Essas crianças estarão condenadas ao longo da sua vida a estar sempre abaixo das outras. A internet hoje é entretenimento, cultura, saúde, educação, pesquisa, segurança”, completa.

 

O vice-prefeito de São José do Rio Preto, Eleuses Paiva, participou do evento.

 

O ministro também tem sugerido aos prefeitos que identifiquem localidades desconectadas e entrem em contato com o Ministério. “Vocês podem acionar imediatamente o Ministério, que em pouco tempo deve chegar para colocar as antenas que proporcionarão essa conectividade, de forma gratuita para as prefeituras e a um custo para o usuário final bem abaixo da tarifa normal das operadoras”, afirmou.

“Caberá ao prefeito fazer a adesão ao programa e o município será responsável pela segurança da antena”, disse o ministro em entrevista coletiva em Rio Preto. “Todos os cidadãos que estão em uma localidade sem internet, com esse programa e a prefeitura fazendo convênios com o governo federal terão acesso a internet”, afirmou.

De acordo com Kassab, “essa banda larga vai trazer agricultura de precisão para áreas rurais sem conectividade, melhorando a eficiência da produção rural. E estamos preparados para levar conectividade a qualquer canto do Brasil. Não é que estamos preparados para que isso aconteça daqui a dois, três ou quatro anos. Estamos preparados para que aconteça em breve”.