Ministro assinou, com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, protocolo de adesão ao programa Rastro, cuja meta é reduzir roubos de cargas e veículos e contribuir para melhorar o trânsito

Ao lado do prefeito Bruno Covas, o ministro Gilberto Kassab destacou a importância da iniciativa para a segurança pública e para o trânsito na cidade.

 

Ex-prefeito de São Paulo por seis anos, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, participou nesta sexta-feira (5), na sede da Prefeitura da capital paulista, da assinatura de um protocolo para adesão do município ao programa Rastro, sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias idealizado pelo Governo Federal.

Ao lado do prefeito Bruno Covas, o ministro destacou a importância da iniciativa para a segurança pública e para o trânsito na cidade. “A adesão da Prefeitura de São Paulo dá ao programa a dimensão nacional que ele precisa ter. No momento em que a cidade disponibiliza os seus dados ela dá o seu exemplo e se torna referência para que outros municípios façam a sua adesão”, disse Kassab.

Bruno Covas, por sua vez, lembrou que, com o programa, “vamos melhorar a segurança na cidade, além de reduzir roubos, furtos e custos. A população também vai sentir lá na ponta a melhora graças a essa integração de sistemas”.

Os objetivos do Rastro são melhorar a segurança pública, auxiliando na redução dos índices de roubos de cargas e de veículos; e a segurança viária, com controle de circulação de veículos em situação irregular. O programa também pretende trazer eficiência na fiscalização e arrecadação tributária, agilizando a troca de informações; aumentar a produtividade do transporte de cargas e pessoas e reduzir custos dos serviços prestados por Estados, municípios e a União.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes vai contribuir com dados para o sistema nacional em desenvolvimento, como, por exemplo, informações sobre o volume de caminhões que circulam pelo viário da cidade e a origem desses veículos.

O Rastro é executado por comitê interministerial, integrado por 12 ministérios, criado a partir de portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab em 28 de novembro de 2017.

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) atua como agente financeiro do programa, desenvolvendo modelos de financiamento para as ações. A assinatura de um Protocolo de Cooperação com a Prefeitura de São Paulo representará um passo importante para se atingir os objetivos do programa, considerando o fato de ser esta a maior cidade do País. Em função disso, espera-se um incremento e fortalecimento das ações privadas e públicas em favor desta iniciativa e de sua difusão pelos demais municípios do Brasil.