O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participou da abertura de evento que reúne apaixonados por tecnologia para debater o desenvolvimento sustentável

O ministro Gilberto Kassab: “Precisamos do engajamento de todos”

 

Em evento voltado à mobilização da sociedade para o descarte correto e do recondicionamento de lixo eletrônico, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, destacou nesta sexta-feira (25) a importância da preservação ambiental e ressaltou iniciativas como o recondicionamento de computadores, telefones celulares e outros equipamentos. “O lixo eletrônico é um grande problema para a sociedade e, com a evolução digital, cada vez será mais. Precisamos do engajamento de todos”, afirmou.

Kassab participou da abertura do Greenk Tech Show, em São Paulo. Apoiado por entidades do setor de tecnologia e associações de inclusão digital, o evento reúne apaixonados por novidades eletrônicas e cultura pop (geeks, na gíria em inglês) para debater a questão do meio ambiente (green), tendo por objetivo conscientizar todos sobre o descarte correto de lixo eletrônico, tema que é também uma das pautas do MCTIC. O Greenk (fusão das palavras geeks e green) Tech Show tem estandes como o Caminhão da Ciência do Mato Grosso, que recebeu recursos do MCTIC. O veículo é dividido em salas com exposição sobre biodiversidade, experimentos físicos e planetário.

Com apoio de escolas de São Paulo e torneio entre estudantes, a organização do evento coletou 73 toneladas de equipamentos a serem recuperados ou que terão os componentes descartados corretamente.

Para o secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, “sustentabilidade é chave no mundo atual”. E lembrou que o país é dos maiores geradores de lixo eletrônico, decorrente da evolução tecnológica. “O Ministério está engajado nessa questão, e temos um programa importante junto a jovens de baixa renda para recuperação de computadores”, disse.

Hoje, o MCTIC mantém parcerias com dez Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), uma iniciativa que promove a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos e atividades relacionadas ao recondicionamento e operação de computadores, além do impacto ambiental ligado ao descarte de resíduos eletroeletrônicos. Os equipamentos recuperados são doados para bibliotecas, escolas e telecentros.