Ministro Gilberto Kassab esteve no interior de São Paulo para explicar aos prefeitos os benefícios do programa Internet para Todos, que levará conexão para 40 mil locais, como escolas e hospitais

O ministro Kassab: “É um projeto de inclusão social”

 

Em nova visita ao Vale do Paraíba na sexta-feira (1), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou em Taubaté e em Cruzeiro, duas das principais cidades daquela região do interior de São Paulo, o programa Internet para Todos, que vai levar conexão para 40 mil localidades, como escolas e hospitais que hoje não dispõem desse serviço.

O objetivo é firmar parcerias com as cidades para ampliar a conectividade no país, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio. Em Taubaté, Kassab lembrou que “a pessoa sem conectividade no lugar onde mora está condenada a ter uma dificuldade muito grande na competitividade ao longo da sua vida, assim como o acesso aos serviços de saúde. O Internet para Todos é um programa que será estendido para todo o país, um investimento de R$ 2,8 bilhões do governo federal, o que nos dá oportunidade de levar acesso à internet para mais de 40 mil localidades”.

Durante sua visita a Cruzeiro, o ministro afirmou que o programa Internet para Todos vai elevar o patamar da educação e da assistência à saúde, além de ampliar a inclusão digital em todo o Brasil. “É algo muito importante e que vai mudar o patamar da educação brasileira, da ciência médica no nosso país e, enfim, do padrão de digitalização do Brasil. É um projeto de inclusão social”, disse.

Na próxima semana, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deve publicar a portaria que detalha como os municípios com áreas sem internet podem participar do programa.

De acordo com o ministro, a contrapartida das cidades é mínima diante do benefício da conexão à banda larga. “Identificada a localidade, a prefeitura precisa ter um terreno onde vai ser instalada a antena e terá que assumir a segurança do local e custear a energia para a estrutura. Além disso, o Executivo deve enviar para a câmara municipal um projeto isentando de ISS [Imposto Sobre Serviço] essa operação. É um benefício muito grande diante do custo reduzido para a cidade e bastante reduzido para o usuário final”, explicou.

O diretor técnico-operacional da Telebras, Jarbas Valente, ressaltou que é importante que as prefeituras se cadastrem para que o ministério identifique as áreas que precisam de conexão. “Essas áreas, que chamamos de povoados ou localidades, poderão se credenciar e assinar um termo junto ao ministério. São 40 mil cadastradas hoje, mas nós achamos que têm mais. São regiões em áreas escuras, atrás de um morro, por exemplo, que o satélite permite levar a internet com a mesma qualidade que há na cidade”, disse.

Kassab destacou ainda as parcerias do MCTIC com outros ministérios para a utilização da capacidade do SGDC. Atualmente, há acordos firmados com os ministérios da Defesa e da Educação para levar internet banda larga para escolas, unidades das Forças Armadas em áreas isoladas e postos de fronteira. Em breve, será formalizado um acordo com o Ministério da Saúde para ampliar a rede de unidades de saúde atendidas pelo satélite. “Isso significa mais segurança para o cidadão, mais educação e um serviço de saúde de melhor qualidade”, ressaltou Kassab.