Para presidente do PSD, senadores estão distantes da crise da água e deveriam ter exigido recursos do Governo Federal para construir reservatórios e investir em outras obras.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse nesta quarta-feira (24), em entrevista a emissoras de rádio de Bauru, no centro do Estado, que os senadores paulistas estão distantes da maior crise da história do Estado, que é a do abastecimento de água. “Os nossos senadores já deveriam ter parado o Congresso exigindo recursos emergenciais do Governo Federal para construir reservatórios, para um novo projeto de trazer água de regiões distantes, até porque a água é a maior riqueza do Brasil”, afirmou. Bauru é uma das cidades paulistas que enfrentam rodízio no abastecimento de água.

Kassab defendeu também a descentralização da gestão da saúde. Segundo ele, no passado recente foram transferidas imensas responsabilidades para os municípios, sem que estivem acompanhadas de verbas compatíveis. “É preciso discutir um novo pacto federativo no Brasil”, disse, mencionando sua experiência como prefeito de São Paulo.

Ele lembrou que uma das razões pelas quais se reelegeu para a prefeitura paulistana foi os investimentos que fez na saúde, que custaram aos cofres do município um aumento de despesas orçamentárias da ordem de 15 a 20%. “Isso foi possível naquela época, mas hoje a grande maioria dos municípios está no limite”, afirmou, lembrando que atualmente existem cidades que estão investindo 40% do seu orçamento na área, mas ainda têm de fazer frente às demandas nas áreas de educação, lixo, transporte, manutenção da cidade, salários e assim por diante.

Lembrando que Bauru já foi um importante entroncamento ferroviário no passado, o que trouxe grande desenvolvimento para a região, Kassab disse que o grande erro do Brasil foi abandonar as ferrovias, há mais de 50 anos, para dar preferência ao transporte de cargas e passageiros por rodovias. “Hoje temos que reconstruir a nossa rede ferroviária, porque é o melhor caminho para o nosso desenvolvimento”, afirmou. Segundo ele, o transporte de cargas e de pessoas sobre trilhos é o modelo implantado nos países desenvolvidos.