Este foi o debate do “Diálogo de Encerramento” do Seminário Internacional realizado pelas fundações FAES e Espaço Democrático, com o ex-primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar e o presidente nacional do PSD, ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

José Maria Aznar e Gilberto Kassab em debate com Luiz Alberto Machado, consultor do Espaço Democrático.

A oferta de oportunidades aos jovens, a melhoria da qualidade dos serviços públicos, transparência no uso de recursos públicos e combate à corrupção são as melhores respostas às demandas sociais da atualidade. Essa foi a principal conclusão do “Diálogo de Encerramento” do Seminário Internacional realizado pelas fundações FAES e Espaço Democrático, com o ex-primeiro-ministro espanhol José Maria Aznar e o presidente nacional do PSD, ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Assista à íntegra do diálogo de encerramento:

Para Kassab, milhões de jovens que foram às ruas no ano passado, no Brasil, e mostraram que as ações mais urgentes devem ser no sentido de obter avanços nessas questões. Além disso, acrescentou, “tão importante quanto as reformas é a manutenção das conquistas já obtidas”.

Aznar, por sua vez, demonstrou preocupação com ameaças à democracia. “Embora isso possa parecer antiquado, os exemplos de populismo autoritário que estamos vendo podem desembocar em ditaduras”, explicou. Para ele, o risco do populismo não é exclusivamente latino-americano; é também da Europa, onde partidos extremistas podem deter posições importantes no parlamento europeu. “Esse risco também é confirmado pelo avanço de políticas populistas em alguns países da região, como é o caso da Rússia e sua recente intervenção na crise da Ucrânia”, completou.