Termo de compromisso com a Prefeitura paulistana prevê implementação de sistema de identificação e rastreio de mercadorias.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participa nesta sexta-feira da assinatura de protocolo de intenções entre o MCTIC, a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e a Prefeitura de São Paulo para cooperação técnica e intercâmbio de informações para o desenvolvimento de ações do Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias (Rastro). O evento será realizado às 11h no gabinete do prefeito Bruno Covas.

O Rastro foi criado pelo Governo Federal para articular e integrar todas as políticas de rastreamento do país, criando um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança. Entre os benefícios previstos estão a redução de custos com atividades de logística; aperfeiçoamento do controle do trânsito e de mercadorias nas fronteiras, rodovias e vias de todo o país; integração dos sistemas de segurança pública; e incremento da arrecadação tributária.

Com a cooperação firmada com MCTIC e Finep, a Prefeitura de São Paulo pretende melhorar a segurança no município por meio da redução dos índices de roubos de cargas e de veículos e também por meio da redução da circulação de veículos em situação irregular; aumentar a eficiência no sistema de arrecadação tributária e fiscalização; e reduzir os custos e elevar a produtividade no transporte de pessoas e cargas.

 

Serviço
Evento: Assinatura de protocolo de intenções entre MCTIC, Finep e Prefeitura de São Paulo
Data: 5 de outubro de 2018
Horário: 11h
Local: Gabinete da Prefeitura Municipal de São Paulo
Cidade: São Paulo (SP)