Pesquisa Datafolha realizada no início da segunda gestão, em 2009, mostrava que 46% dos entrevistados consideravam o prefeito ótimo ou bom, a maior aprovação da história para o período

O então prefeito Gilberto Kassab em visita a uma escola infantil, em 2011.

 

Neste domingo o jornal Folha de S. Paulo publicou pesquisa de avaliação do Datafolha sobre os 100 primeiros dias do mandato do novo prefeito João Doria, e fez comparação com os resultados de seus antecessores no mesmo período. Curiosamente, a comparação com o ex-prefeito Gilberto Kassab utilizou dados apenas de quando ele assumiu o mandato, em 2006, tendo sido eleito vice-prefeito em 2004. Se tivesse comparado com os dados de 2009, mais apropriados, anotaria que a popularidade de Kassab era superior à obtida por Doria, considerada recorde.

Doria foi considerado ótimo ou bom por 43% da população. Nos primeiros 100 dias de gestão em 2009, Kassab tinha popularidade ainda maior, de 46%. Nos dois casos, 33% dos entrevistados avaliaram as gestões como regulares.

 

Para comparar os dados de aprovação, o jornal utilizou levantamento realizado imediatamente após o período de campanha eleitoral, eleição e posse de todos os prefeitos. No caso de Kassab, utilizou números de 2006, quando o ex-prefeito assumiu no lugar de José Serra (PSDB), e tinha apenas 16% de aprovação.

De acordo com a pesquisa, Fernando Haddad tinha 31% de aprovação em 90 dias de mandato; Marta Suplicy tinha 31%, contra 24% de Paulo Maluf, 20% de Celso Pitta e de 20% de José Serra.

Datafolha mostra resultado da pesquisa com avaliação de Kassab em 2006.

 

Kassab foi reeleito em 2008 com esmagadora aprovação após concluir seu mandato com inúmeras realizações nas áreas sociais. Implementou, por exemplo, as 100 primeiras Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), que ampliaram a capacidade de atendimento de Saúde para casos de baixa complexidade, que lotavam prontos-socorros públicos na capital.

Foi o prefeito que mais inaugurou Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade, com 25 unidades entregues, além de ter acabado com as escolas de lata. Foi também durante sua gestão em que foram criadas mais vagas em creches.

Na Habitação, construiu, até 2008, 29 mil novas casas para famílias de baixa renda e investiu nos programas de urbanização de favela, iniciativa premiada pela agência de Habitação da ONU.

Com realizações como essas, Kassab venceu a eleição em 2008, superando candidatos que se apresentaram, inicialmente, como mais conhecidos do eleitorado: uma ex-prefeita da capital e um ex-governador do Estado.