"Eu brigo com qualquer um pelo povo", disse o ex-prefeito. "Ao longo dos sete anos de Prefeitura eu estive nas ruas todos os dias, eu recebia críticas, eu dialogava, eu 'ia pro pau'."
Expresso Tiradentes, uma das maiores obras da gestão Kassab.

Expresso Tiradentes, uma das maiores obras da gestão Kassab.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta quarta-feira (21)​, em entrevista a ​José Luiz ​Datena, ​na TV Bandeirantes, que as partes envolvidas na greve que paralisou o serviço de ônibus municipais em São Paulo devem manter o diálogo para que a população não continue a ser prejudicada.

“É importante que as pessoas saibam dialogar e que as administrações melhorem. Umas conseguem melhorar mais, outras menos. A nossa gestão melhorou bastante: renovamos 90% da frota, inauguramos o Corredor Expresso Tiradentes, fizemos 100 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Eu cumpri com os nossos compromissos, que ainda não tornaram a cidade ideal, mas melhorou muito˜, destacou o ex-prefeito de São Paulo.

“Eu brigo com qualquer um pelo povo”, respondeu Kassab ao ser questionado sobre suposta crise de autoridade nas diversas esferas governamentais. “Ao longo dos sete anos de Prefeitura eu estive nas ruas todos os dias, eu recebia críticas, eu dialogava, eu ‘ia pro pau”, porque é importante a gente combater aquilo que a gente acha que está errado. Como prefeito, sabia que eu era a maior autoridade da cidade e, felizmente, eu sempre fui respeitado, e a minha autoridade também.”

A gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo fez amplos investimentos em estrutura para o transporte público, inaugurou corredores de ônibus, ampliou o número de faixas exclusivas e aumentou a oferta de lugares nos coletivos.

Entre 2006 e 2012, o número de passageiros transportados pelo sistema de ônibus municipais cresceu 10,5% e o número de lugares nos coletivos aumentou em 13,7%. Nesse período, quase 90% da frota de ônibus foram renovados. A idade média da frota em 2012 era de 5,1 anos (ônibus maiores, das concessionárias) e de 3,2 anos (veículos menores, dos permissionários). Em janeiro de 2005, eram 297 veículos com algum tipo de acessibilidade. Em 2012, esses veículos somavam 8.604, ou 57,3% do total.

Em 2006, em parceria com o governo do Estado, foi feita a integração, por meio do Bilhete Único, com o sistema sobre trilhos, no qual a Prefeitura concede desconto de 26% na parcela da tarifa do ônibus na integração com Metrô e CPTM.

Durante sua gestão, foram inaugurados 11,8 km de corredores; Expresso Tiradentes e a extensão do corredor Vereador José Diniz. Deixou para seu sucessor licitação concluída para a implantação de 68,5 km de corredores de ônibus. Implantou ainda 100 km de faixas exclusivas e deixou projetos concluídos para outros 40 km. Com medidas adotadas em 2011, obteve um aumento de cerca de 10% na velocidade dos ônibus.

Kassab aplicou também R$ 1 bilhão em recursos municipais na expansão do Metrô, administrado pelo governo estadual, e deixou reservado outro R$ 1 bilhão para esse fim.

A forma de remuneração aos empresários foi definida em licitação realizada em 2003, na gestão Marta Suplicy (PT).