O presidente nacional do PSD propôs à presidente da República, Dilma Rousseff, a inclusão da identificação biométrica dos torcedores de futebol na pauta das reuniões da Presidência com o movimento Bom Senso FC.
Kassab: expectativa de atingir bancada de 50 deputados

Kassab: expectativa de atingir bancada de 50 deputados

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, propôs à presidente da República, Dilma Rousseff, a inclusão da identificação biométrica dos torcedores de futebol na pauta das reuniões da Presidência com o movimento Bom Senso FC. A proposta prevê que, por meio de uma emenda ao Estatuto do Torcedor, sejam instalados e operados sistemas de identificação por biometria digital nos estádios, para identificar os torcedores pela impressão digital.

A medida, defende Kassab, contribuirá para aumentar a segurança nos estádios, como ocorreu durante a Copa do Mundo. Com mais segurança, os chamados torcedores “comuns” poderão frequentar mais os estádios, com suas famílias. Além de ser mais uma opção de cultura e lazer, o aumento do público poderá contribuir para o crescimento da arrecadação e para o fortalecimento dos clubes e campeonatos.

O sistema de identificação biométrica digital já tem diversos usos no País e faz parte do cotidiano da população, como em sistemas de controle de frequência (ponto) eletrônico em empresas. Com a identificação de torcedores envolvidos em atos de violência, será possível impedir seu acesso aos estádios maneira ágil e eficiente, facilitando a investigação policial e a punição prevista em lei.

A identificação de torcedores e a adoção de tecnologias já aparecem nas pautas do Ministério do Esporte, Federação Paulista de Futebol e em Assembleias Legislativas de alguns Estados. A ampliação do debate pode apresentar novas propostas e formas de implantação, mais eficientes e de menor custo para clubes e federações.