Ministro das Cidades continua sua maratona pelo Brasil para identificar demandas prioritárias. Em Jundiaí, encontrou-se com 13 prefeitos da região, entre eles Pedro Bigardi (esquerda), de Jundiaí, e Luiz Oscar Jacob, de Amparo (à direita)
Prefeito de Jarinu, Vicente Cândido discute projeto com Kassab

Prefeito de Jarinu, Vicente Cândido discute projeto com Kassab

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi neste domingo (1) até Jundiaí, no interior de São Paulo, para analisar com prefeitos de 13 cidades o estágio de projetos e obras do Ministério que estão em curso na região e as demandas específicas que podem ter auxílio de programas do Governo Federal, em especial nas áreas de habitação social – por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana.

“Foi muito boa a recepção ao ministro porque ele tem uma atuação diferente”, disse o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi (PC do B): ”Ele sai do gabinete, vai aos lugares e conversa com os prefeitos, que ficaram satisfeitos”, disse o anfitrião do encontro realizado em um espaço do pavilhão da Festa da Uva, uma das mais tradicionais do interior paulista.

Desde que tomou posse, há exatamente um mês, Kassab tem feito uma maratona pelo Brasil para ouvir governadores de Estado e prefeitos. Ele já esteve com governadores de Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Piauí, Espírito Santo e São Paulo; com prefeitos de Vitória, Teresina, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis, Joinville (SC) e João Pessoa. E fez também reuniões regionais – como a deste domingo – em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e em Jaú, Porto Feliz e Paranapanema, todas no interior paulista.

Boa parte das reuniões realizadas até agora teve a participação de integrantes das áreas técnicas do Ministério das Cidades, que esquadrinham o estágio das obras de responsabilidade do Governo Federal em andamento e listam os projetos prioritários de interesse local para fazer a análise técnica e jurídica que pode indicar qual participação pode ser oferecida.

O prefeito Bigardi, de Jundiaí, por exemplo, conversou com Kassab sobre a participação do Ministério das Cidades na segunda fase do projeto do BRT (sigla para Bus Rapid Transit, ou Ônibus de Trânsito Rápido), que está orçado em R$ 400 milhões. O ministro encaminhou imediatamente o pedido: solicitou à sua assessoria técnica o agendamento de uma reunião, para o prefeito, na Secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério para discutir a questão.

O ministro com a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara

O ministro com a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara

Também participaram dos encontros o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Henrique Parra, o presidente em exercício do PSD, Guilherme Campos, e a ex-vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antônio.

Kassab aproveitou para caminhar com o prefeito jundiaiense pelo recinto da Festa da Uva, onde visitou alguns espaços. Em seguida, foi até a vizinha Valinhos, onde participou de outro evento tradicional do interior paulista, a Festa do Figo.