Prefeito Marquinho de Oliveira (PSD) investe em terceirização para garantir qualidade do serviço e reduzir despesas da administração

Custo com a coleta e a destinação final da tonelada de lixo, que hoje é de R$ 259, passará a ser de R$ 187

Em Morungaba, município de cerca de 13 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, a gestão do prefeito Marquinho de Oliveira (PSD) terceirizou a coleta de lixo domiciliar, com o objetivo de reduzir custos e garantir a eficiência do serviço. A empresa Ártico Serviços Ambientais iniciará o trabalho na cidade neste domingo (2), a partir das 18h.

A contratação da empresa foi feita por meio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra), do qual Morungaba faz parte. A entidade é composta por cidades de pequeno porte, com população entre 6 mil e 70 mil habitantes, localizadas em áreas de preservação ambiental permanente.

Não haverá alterações nos dias de coleta em Morungaba, apenas nos horários. Os bairros da zona urbana passarão a receber o serviço no período noturno. Em média, o município produz dez toneladas diárias de lixo doméstico.

“Com a terceirização, o custo com a coleta e a destinação final da tonelada de lixo, que hoje é de R$ 259, passará a ser de R$ 187, sem perder a qualidade do serviço. Os próprios caminhões da empresa que realizarão a coleta transportarão diariamente o lixo para o aterro de Paulínia (gerido pela empresa Estre), fazendo com que Morungaba regularize finalmente uma situação indicada há tempos pelo Ministério Público, que é o encerramento do lixão”, explicou o prefeito Marquinho de Oliveira.

Ainda segundo o prefeito, a decisão de terceirizar o serviço também levou em conta os gastos com a frota municipal de caminhões, “que tem consideráveis despesas, devido às constantes manutenções.”