Programa foi iniciado em 2007 e, até 2012, permitiu a substituição de mais de 125 mil lâmpadas na cidade, gerando mais segurança e e reduzindo em 18% o consumo de energia para esse fim, com economia mensal de R$ 2 milhões para a Prefeitura
A cidade ganhou 46 mil novos pontos de luz durante a gestão Kassab

A cidade ganhou 46 mil novos pontos de luz durante a gestão Kassab

Essencial para garantir a segurança das pessoas, a iluminação pública recebeu atenção especial durante a gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo. Em 2007, ele iniciou a implantação do maior projeto da história da cidade nesse campo. Ao fim de sua administração, em 2012, a capital paulista estava mais iluminada e havia reduzido em 18% o consumo de energia com essa finalidade. Além de substituir mais de 125 mil lâmpadas antigas por luminárias de vapor metálico ou LED, foram instalados 46 mil novos pontos de luz na cidade. E a conta de luz da Prefeitura ainda foi reduzida em R$ 2 milhões por mês.

Veja reportagem sobre a atual situação da iluminação pública na cidade no jornal Bom Dia SP, da TV Globo.

Nesta terça-feira, 27, reportagem do jornal Bom Dia SP, da TV Globo, mostrou que a falta de iluminação está prejudicando moradores de bairros da Capital. Os repórteres da emissora percorreram diversas avenidas e bairros da cidade e constataram que em corredores como a Radial Leste (que leva à Arena Corinthians) e o Norte-Sul – de maior visibilidade – há postes novos e as antigas lâmpadas amarelas foram substituídas por luminárias LED, mais modernas e eficientes.

No entanto, comprovaram que, basta se afastar alguns metros desses corredores para a realidade mudar. Logo após a ponte das Bandeiras, no caminho para a Zona Norte da cidade, por exemplo, já encontraram muitos postos com lâmpadas apagadas. E a situação se agravou nos bairros mais distantes, como o Jardim Guarani, onde a reportagem encontrou moradores assustados com a escuridão e a insegurança que isso provoca.

Parceria

Para viabilizar o projeto de renovação da iluminação na cidade foi celebrada uma parceria entre Prefeitura, Eletrobrás e AES Eletropaulo. O programa previa a instalação de novos equipamentos e a substituição das lâmpadas de vapor de mercúrio por unidades de vapor de sódio (amarelas), com maior vida útil, que iluminam mais e geram economia no consumo de energia elétrica de até 30%.

Kassab afirmou na ocasião que o programa era um dos pontos altos da administração, lembrando que, na cidade, cerca de 2 milhões de pessoas saem de casa a pé para o trabalho, todos os dias, às 4h da madrugada, e necessitam de iluminação adequada no trajeto até o transporte público.

Quando Kassab assumiu a Prefeitura havia uma dívida de mais de 600 milhões de reais na área de iluminação pública. Graças ao equilíbrio financeiro adotado por sua administração, foi possível acabar com a cobrança da taxa de luz em ruas que não tinham iluminação pública, o que havia sido instituído pela gestão anterior.

Cidade-país

A rede de iluminação paulistana conta com 15 mil transformadores e uma extensão de 17 mil km de cabeamento, o equivalente à distância entre Brasil e Japão. O consumo mensal da cidade é de 50 mil MWh, para uma potência instalada de 138 MW.

A rede de iluminação pública de São Paulo tem 560 mil pontos, sendo o maior acervo do mundo, superando conglomerados urbanos como Rio de Janeiro (320 mil), Nova York (312 mil), Los Angeles (230 mil) e Paris (150 mil).