O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, se encontrou com prefeitos para discutir propostas na área de tecnologia e comunicações

O ministro Kassab, o deputado Walter Ihoshi e o prefeito Daniel Alonso.

 

Em visita à região de Marília, Tupã e Assis, no interior do Estado de São Paulo, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, se encontrou na quinta e sexta-feira (9 e 10) com prefeitos para discutir projetos na área de tecnologia e comunicações. Nas reuniões, o ministro ouviu reivindicações e propostas dos prefeitos, que puderam também conversar com técnicos do Ministério para esclarecer dúvidas e encaminhar projetos.

Na noite de quinta-feira (9), o ministro esteve em Tupã, onde se encontrou com lideranças locais e fez palestra no IV Ciclo de Comunicação, promovido pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das Faculdades FACCAT. O tema do ministro foi Banda Larga e Satélite SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas).

Em Marília, na manhã de sexta-feira (10), o ministro visitou o prefeito Daniel Alonso (PSDB), com quem conversou sobre o programa social Internet para Todos, que oferece internet de banda larga por preços sociais para localidades que não tenham acesso à tecnologia, com ajuda de satélite brasileiro colocado em órbita nos últimos meses.

Na tarde de sexta, Kassab esteve em Assis, onde participou, no Plenário da Câmara Municipal da cidade, da Assembleia de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap. Presidido pelo prefeito de João Ramalho, Wagner Matias (PSD), o consórcio reúne 25 municípios da região. Mais de 30 prefeitos participaram do evento e tiveram a oportunidade de apresentar ao ministro propostas e projetos relacionados às áreas de tecnologia e comunicações.

Cidadão Mariliense

Durante a visita a Marilia, agendada a pedido do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), Kassab recebeu os títulos de cidadão mariliense, proposto ao Legislativo local pelo vereador Marcos Rezende (PSD), e de hóspede oficial do município, oferecido pelo prefeito Daniel Alonso.

Na cidade, o ministro também visitou um espaço de coworking – ambiente de trabalho compartilhado – considerado mais um passo importante para a implementação do Parque Tecnológico na cidade.

Segundo Ihoshi, o projeto Internet para Todos beneficia com internet de qualidade “principalmente áreas rurais e cidades pequenas”. Para o vereador Marcos Rezende, a visita do ministro “é a oportunidade para fazer parcerias onde o ministro verá todo o trabalho e investimento que nossa cidade tem feito para viabilizar o Parque Tecnológico, avanço significativo para Marília e região”.

O prefeito Daniel Alonso sugeriu ao ministro Kassab que Marília poderia sediar um projeto-piloto. Lembrando que na cidade existe um programa que disponibiliza gratuitamente 30 pontos de wi-fi para a população, Alonso afirmou que, “se o ministro quiser ampliar ainda mais essa oferta de sinal de internet, nós estamos à disposição”.

O programa Internet para Todos utilizará o satélite geoestacionário brasileiro lançado em maio e levará internet rápida para todo o país, garantindo o acesso à banda larga para todos os brasileiros. O projeto é uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e envolve investimentos de R$ 2,7 bilhões. Os beneficiários do programa pagarão apenas uma taxa social, bastante reduzida. Os próximos passos serão a seleção de localidades que se encaixam no padrão da proposta e manifestação desses municípios pelo interesse em participar.