O ministro Gilberto Kassab esteve em Presidente Prudente para apresentar o programa do governo federal. No fim de semana, visita cidades do interior de Minas Gerais

O ministro Kassab: municípios da região de Presidente Prudente terão, até maio, as antenas para distribuição do sinal de internet

 

 

Dezenas de prefeitos, vereadores e autoridades da região de Presidente Prudente, no Oeste do Estado de São Paulo, participaram na manhã desta sexta-feira (23) da apresentação do programa Internet para Todos, feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Os representantes das cidades de Mariápolis, Pacaembu, Dracena e Presidente Bernardes formalizaram a adesão ao programa.

Kassab explicou que mais de 90% dos municípios da região de Presidente Prudente já aderiram ao programa. Com isso, eles terão, até maio, as antenas para distribuição do sinal de internet instaladas nas localidades hoje sem conectividade. “Consequentemente, a população sem internet até agora terá banda larga em alta velocidade com custo reduzido”, ressaltou o ministro.

Antes da apresentação, o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho, acompanhou o ministro em visita às dependências do Centro de Inovação – Inova Prudente, que abrigará empresas de tecnologia. Kassab aprovou as instalações e garantiu apoio do Ministério para a execução do projeto.

Durante o fim de semana, o ministro Gilberto Kassab apresenta o programa Internet para Todos a prefeitos do interior de Minas Gerais. No sábado (24) e no domingo (25) ele estará nas cidades de Montes Claros e Itabirito. Em Montes Claros, Kassab falará às 9h na Câmara Municipal. No domingo, em Itabirito, a apresentação do ministro será às 9h no Salão dos Ferroviários, na Praça da Estação.

Até o momento, o MCTIC já recebeu a adesão de mais de 3,4 mil municípios, que receberão antenas para distribuição do sinal de internet nas localidades sem conectividade.

A conexão à banda larga oferecida pelo Internet para Todos será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Com vida útil de 18 anos, o satélite tem capacidade para expandir a oferta de internet pelo país.

Além disso, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas ainda em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.