Prefeito Rogério Franco (PSD) avalia os principais desafios do município e destaca realizações em áreas como infraestrutura, saúde e bem-estar social

 

“Pretendo ser lembrado como o melhor prefeito de Cotia”, afirma Franco

 

Para marcar o mês de aniversário de Cotia, município da Região Metropolitana de São Paulo que comemorou 162 anos de emancipação no dia 2, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) preparou a entrega de diversas obras, com destaque para a revitalização da avenida Joaquim Barreto, no bairro Atalaia. A programação da Prefeitura inclui a inauguração do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e a implantação de um posto da Secretaria de Transportes e Trânsito, no distrito de Caucaia do Alto. Ainda neste semestre, a Administração deve atender antiga reivindicação da comunidade, com o início da duplicação da estrada do distrito, orçada em cerca de R$ 50 milhões.

Em entrevista ao site estadual do PSD, Franco falou sobre as obras e outras realizações de seu mandato, iniciado em 2017. “Pretendo ser lembrado como o melhor prefeito de Cotia. Não por acaso, desde que assumi a Prefeitura, tenho trabalhado todos os dias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Qual é o balanço que o senhor faz de sua gestão?

Desde que assumimos a Prefeitura, priorizamos cortes de gastos, revisão de contratos, otimização de todo o serviço público e investimento na capacitação dos funcionários. Em quinze meses de governo, entregamos importantes obras, liquidamos dívidas antigas com servidores da educação e, no segundo semestre de 2017, conseguimos pagar mais de R$ 6 milhões em benefícios atrasados.

Inauguramos um Centro Tributário em Cotia e outro no distrito de Caucaia do Alto. Realocamos algumas secretarias municipais para um prédio, reduzindo gastos com aluguéis e centralizando os serviços. Iniciamos o maior pacote de reformas já visto na história de Cotia, com 32 escolas municipais. Melhoramos a segurança, com investimentos em totem de monitoramento 24 horas, e reestruturamos o atendimento social, com novos CRAS e o Programa Guardiã da Penha, para amparar mulheres vítimas de violência doméstica.

Todas as escolas municipais receberam mobília nova, os alunos receberam material escolar logo no início do ano letivo e, em breve, vamos entregar os uniformes. Reforçamos a merenda e as crianças contam com um cardápio balanceado e rico em nutrientes.

Qual foi o principal presente que Cotia ganhou no aniversário?

A revitalização da Avenida Joaquim Barreto, no Atalaia, sem dúvida, é uma grande obra que Cotia ganha no mês de aniversário. Podemos destacar também a inauguração de um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e de um posto da Secretaria de Transportes e Trânsito, em Caucaia do Alto, que vai descentralizar os serviços públicos e beneficiar os moradores do distrito.

A gestão tem muitos projetos na área da saúde. Como era a situação do setor quando o senhor assumiu a Prefeitura?

Cotia estava muito atrasada nessa área. Tudo ainda era feito no papel, sem comunicação on-line entre as unidades. Trouxemos modernidade e usamos a tecnologia para agilizar o atendimento à população.
Hoje os médicos têm a facilidade de acessar o prontuário do paciente e conferir o histórico na tela do computador. Os agendamentos são feitos em um sistema, gerando segurança na informação e agilidade na consulta. Temos controle dos medicamentos disponíveis em cada farmácia. Lançamos o aplicativo Saúde Simples Cotia e, com gestão, reduzimos as filas de espera por consultas médicas com ginecologista, pediatra e clínico geral.

A área social é outra de suas prioridades. O que poderíamos destacar entre os projetos já realizados nesse setor?

Fizemos um levantamento da situação dos prédios dos CRAS e identificamos muitos problemas. Alguns, como o da Unidade Avançada, nós elevamos a CRAS e entregamos um novo imóvel, mais amplo, moderno e que atende as necessidades da população, com espaço para cursos e capacitação.
Entregamos novas instalações para o CRAS Monte Serrat e Recanto Suave e inauguramos um CRAS no bairro Parque Miguel Mirizola, que atende mais de quatro mil famílias. Nós também retomamos o CRAS itinerante. Por meio de parcerias, viabilizamos, gratuitamente, cursos profissionalizantes como o de culinária, panificação, soldagem e o de cabeleireiro.

Em 2017, Cotia teve a maior Campanha do Agasalho da história, com mais de 6.300 famílias atendidas. Os projetos sociais liderados pela primeira-dama, Mara Franco, ajudam milhares de famílias carentes. A Campanha do Lacre Solidário, para conseguir cadeiras de rodas, mobilizou toda a cidade. O Projeto Novo Olhar muda a vida das pessoas, que ganham óculos de grau totalmente gratuitos. A Páscoa Solidária superou a marca de 20.000 ovos de chocolates entregues neste ano.

Como espera ser lembrado pela população e quais são os projetos mais relevantes que pretende realizar até o fim do mandato?
Uma obra que é um sonho meu e da população é a duplicação da Estrada de Caucaia do Alto. Temos o projeto de avançar ainda mais na saúde, acabando com filas e garantindo atendimento de qualidade para a população.
Eu pretendo ser lembrado como o melhor prefeito de Cotia e, não por acaso, desde que assumi a Prefeitura, tenho trabalhado todos os dias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Tenho dedicado a minha vida a este projeto e os resultados que vamos apresentar nos próximos anos vão imprimir a marca pela qual queremos ser lembrados pela população, que confiou em nosso trabalho.