A reunião foi coordenada por Alda Marco Antonio, dirigente nacional do PSD Mulher, que esteve ao lado do deputado federal Walter Ihoshi.
A prefeita de Ourinhos, Belkiss Fernandes, cumprimenta Alda Marco Antonio, do PSD Mulher.

A prefeita de Ourinhos, Belkiss Fernandes, cumprimenta Alda Marco Antonio, do PSD Mulher.

Cerca de 200 pessoas debateram, na noite desta quinta-feira (22), em Ourinhos, os planos do PSD para o ano eleitoral de 2014 e a importância da campanha desenvolvida pelo partido para estimular a militância feminina na política. Organizado pelo PSD Mulher, o Encontro da Região de Governo de Ourinhos discutiu temas que terão importância no debate eleitoral deste ano, em especial a necessidade de melhorias na Educação.

A reunião foi coordenada por Alda Marco Antonio, dirigente nacional do PSD Mulher, que esteve ao lado do deputado federal Walter Ihoshi. No último dia 31 de março, o PSD anunciou as pré-candidaturas de Gilberto Kassab ao Governo de São Paulo e de Alda para vice-governadora. Os Encontros Regionais têm sido realizados em todo o Estado para colher, nas diversas instâncias partidárias, sugestões para o Plano de Governo a ser apresentado neste ano.

Alda Marco Antonio abriu o Encontro com um histórico sobre as conquistas da mulher na política. Ressaltou importantes avanços obtidos, como a criação das delegacias das mulheres no Estado de São Paulo, na década de 80, e a ampliação de ações de saúde voltadas exclusivamente a elas. Por outro lado, afirmou que, infelizmente, a presença feminina ainda está muito aquém de sua importância para a sociedade. “Temos cerca de 10% de participação em postos de representação nas câmaras municipais, prefeituras e no Congresso Nacional.”

Citando um dos temas mais abordados na noite, a Educação, Alda deu um exemplo de como a atuação das mulheres pode ajudar a mudar situações que ainda são desafios para a população brasileira. “Você, mulher, está satisfeita com a Educação pública que dão aos seus filhos? Precisamos saber por que as crianças não estão tendo o aprendizado ideal nas escolas.” Ela apontou a violência como outro grave problema. “Temos visto na imprensa notícias inadmissíveis sobre violência, como linchamentos, maus tratos e até assassinato de crianças. Nossa sociedade não está bem assim. Mas sem a participação das mulheres as coisas não vão mudar.”

Para Alda, a presença feminina enriquece os debates nacionais. “Nas mesas de decisões, tem que estar presente o pensamento feminino, ao lado do pensamento masculino.” E apontou que o caminho para isso é a maior participação nas discussões partidárias. “Precisamos nos interessar mais por política. As mulheres têm muito a dizer, e o PSD quer ouvir nossas opiniões”, concluiu.

Durante o evento, a educadora Aparecida Antônia Fernandes assumiu a coordenação do PSD Mulher em Ourinhos. Ela agradeceu a confiança que recebe do partido e prometeu ampliar na região o trabalho que vem sendo feito pelo grupo de mulheres do PSD em todo o país.

O Encontro contou com a visita da prefeita de Ourinhos, Belkis Fernandes, que elogiou o apoio que o deputado Walter Ihoshi tem dado à região e fez especial homenagem à atuação política de Alda Marco Antonio. “Nós, mulheres, sentimos a nossa responsabilidade ao ver esse seu trabalho, Alda. Precisamos atuar mais na política”, afirmou a prefeita.

Walter Ihoshi elogiou os esforços que têm sido feitos pelas lideranças e militantes do PSD na região. “Esse trabalho tem sido muito importante. Ourinhos está de parabéns. É uma cidade bonita e organizada, e que vem recebendo novos empreendimentos”, afirmou Ihoshi, que teve seu empenho elogiado pelo prefeito de Chavantes, Osmar Antunes.