Ações promovidas pela gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) contra a doença alcançaram a meta estipulada pelo Governo do Estado

O prefeito Lucas Pocay: prêmio é fruto da humanização no atendimento aos pacientes e rapidez no diagnóstico de doenças.

A gestão do prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD), foi premiada pelo Governo do Estado por alcançar as metas em campanha contra a tuberculose no município do interior paulista. As ações ocorreram entre os dias 5 e 19 de março.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cássia Palhas, o prêmio é fruto da política para o setor implantada pelo prefeito, que instituiu a humanização no atendimento aos pacientes e rapidez no diagnóstico de doenças. “Tuberculose tem cura, por isso temos feito durante todo o ano, especialmente em março, uma busca ativa desses pacientes”, explica a secretária.

A meta em 2018 era coletar pelo menos 20 amostras em cada uma das 17 unidades de saúde do município, mais o Caps AD e Caps II. “Cobramos os funcionários para que localizassem os pacientes com os sintomas da doença e pudéssemos tratar. Estamos contentes porque, desde o ano passado, quando o prefeito impôs uma nova forma de atendimento à saúde, nós elaboramos uma ação integrada em toda a secretaria, desde à atenção básica até a vigilância à saúde”, afirma Cássia.