Advogado Gianelli Teixeira defende que Estado tenha programação organizada de investimentos

Para Gianelli, um gestor deve ter sensibilidade para estabelecer prioridades em defesa do interesse da população

 

Pré-candidato à Assembleia Legislativa de São Paulo pelo PSD, o advogado Luiz Carlos Gianelli Teixeira, de São Vicente, defende que o Governo do Estado tenha uma programação de investimentos organizada para cada região, sem deixar de considerar as demandas locais. “Nos últimos dias, certamente por conta da proximidade da eleição, já estamos ouvindo falar do resgate do projeto de construção da ponte ligando Santos ao Guarujá”, aponta ele. “Esta não é uma demanda importante da Baixada Santista; o que precisamos no momento é de investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e no Porto de Santos”.

Na saúde, Gianelli destaca como uma das mais fortes demandas da Baixada Santista – que reúne 1,8 milhão de habitantes em nove municípios – é a do Hospital Regional. “Há grande déficit de leitos na região”, diz. Na infraestrutura considera como importante o gargalo do acesso ao Porto de Santos. “Todo ano são formados enormes congestionamentos de caminhões para o escoamento da safra agrícola”.

Para Gianelli, um gestor deve ter sensibilidade para estabelecer prioridades em defesa do interesse da população. Fala do tema com conhecimento de causa: tornou-se conhecido em sua cidade pela atuação à frente do Procon de São Vicente, entre 2012 e 2016, quando introduziu uma série de ferramentas para aprimorar a defesa do consumidor. Implantou na cidade, por exemplo, um núcleo do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que mapeia os problemas registrados na cidade em tempo real. Com a Prefeitura, o Ministério Público, e a OAB, criou o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor. E formou o Fundo de Defesa do Consumidor, por meio do qual um percentual de toda multa aplicada pelo Procon na cidade é reinvestido em capacitação de pessoal e equipamentos para a defesa do consumidor.

Esta é a primeira vez que Gianelli se lança como pré-candidato. Na última eleição para prefeito de São Vicente tentou legenda pelo PROS, mas não conseguiu em função das coligações formadas na cidade na época. Pela atividade profissional que desempenhou ao longo dos últimos anos, sua pré-candidatura nasceu de forma espontânea, pelo apoio das pessoas. Um desses apoiadores é David Gregores Cruces Filho, tesoureiro da Comissão Municipal Provisória do PSD em São Vicente e integrante Grupo Local de Ação Política (GLAP) da Maçonaria na cidade. Ele foi uma das pessoas que indicaram Gianelli para receber o apoio da organização. “É preciso renovar a política”, diz Cruces.