Em Santo André (SP), o ministro Gilberto Kassab assinou protocolo para desenvolver o programa Rastro, criado pelo governo federal para articular todas as políticas de rastreamento do país

 

Documento foi assinado pelo ministro Kassab e por representantes da Finep e da Prefeitura de Santo André.

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Finep e a Prefeitura de Santo André assinaram nesta sexta-feira (14) um protocolo de intenções para implementar o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias (Rastro). O documento prevê cooperação técnica e intercâmbio de informações para

Visando o desenvolvimento de ações que resultem na melhoria da segurança pública, por meio da redução dos índices de roubos de cargas e de veículos, e da eficiência da fiscalização e da arrecadação tributária, foi assinado nesta sexta-feira (14) um protocolo de intenções para implementar o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias (Rastro) em Santo André, na Grande São Paulo.

O documento foi assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e por representantes da Finep (agência federal financiadora de estudos e projetos) e da Prefeitura de Santo André.

Segundo o ministro Gilberto Kassab, a parceria com a Prefeitura de Santo André marca o início de um projeto-piloto, que será estendido a todo o Brasil. “A característica mais importante do Rastro é a qualidade da gestão. O foco é a eficiência. É dotar a cidade de Santo André de melhores instrumentos de gestão. É a oportunidade de usar a tecnologia para melhorar a transparência da gestão, a operação dos programas municipais, a eficiência da fiscalização e da arrecadação de recursos, e a operação de equipamentos públicos de saúde e educação.”

Para o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), o Rastro complementa ações importantes já em curso na cidade, como o monitoramento da segurança pública, que deve contar com 200 câmeras nos próximos seis; e a expansão do acesso à internet gratuita nos parques da cidade. “São instrumentos tecnológicos que melhoram a qualidade de vida e os serviços públicos que prestamos aos cidadãos, inclusive, reduzindo os índices de criminalidade. Hoje, estamos dando o primeiro passo para ter uma cidade cada vez mais monitorada”, afirmou.

O diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, Ronaldo Camargo, lembrou que a parceria com Santo André é resultado de quase um ano de estudos, a partir o desafio lançado pelo ministro Gilberto Kassab. “Santo André uma cidade que enxergamos com maior viabilidade de implantação do Rastro e será a porta de entrada dos demais municípios do país.”

O Rastro foi criado pelo governo federal para articular todas as políticas de rastreamento do país, construindo um sistema de gestão integrada de identificação, planejamento e controle. As aplicações abrangem áreas como transporte, logística, saúde e segurança. O programa é executado por Comitê Interministerial, composto por 12 ministérios e criado a partir de portaria assinada pelo ministro Gilberto Kassab em 28 de novembro de 2017. A Finep atua como agente financeiro do programa.