Criado pela gestão do prefeito do PSD, programa Zerando a Fila de Cirurgias Eletivas diminui espera de pacientes no município

 

O prefeito Lucas Pocay

 

Em Ourinhos, município de  112 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) garante eficiência e agilidade no atendimento oferecido na rede pública de saúde com o projeto Zerando a Fila de Cirurgias Eletivas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde registram que desde abril, quando o programa foi criado, até outubro, 1.230 pacientes que há anos estavam na fila de espera já realizaram cirurgias ou foram encaminhados para procedimentos cirúrgicos. O montante representa quase a totalidade dos cerca de 1.500 pacientes que precisam de cirurgias de vesícula, hérnia, vasectomia, laqueadura e outros procedimentos.

A secretária municipal de Saúde, Cássia Palhas

A secretária municipal de Saúde, Cássia Palhas, avalia de forma positiva o andamento do programa. “Muitas pessoas que estão sendo atendidas hoje tiveram o pedido de cirurgia feito há anos e tinham até perdido a esperança. Só agora estão recebendo o devido cuidado que deveriam ter. É um momento muito importante. Sentimos que estamos exercendo nosso papel de humanização e os munícipes se sentem respeitados por terem seus direitos garantidos pelo serviço público de saúde.”

Os procedimentos estão sendo realizados por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa de Ourinhos. O investimento total é de cerca de R$ 2 milhões, provenientes da Prefeitura e de emendas parlamentares.