Prefeito do PSD investe em reservatórios e equipamentos que identificam vazamentos no sistema

O prefeito Lucas Pocay: “O que não fizeram em décadas faremos agora”

Em mais um investimento no saneamento básico em Ourinhos, município de cerca de 112 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) adquiriu três macromedidores, equipamentos que irão mapear vazamentos na rede de distribuição de água e minimizar problemas de abastecimento. A previsão da Prefeitura é que os equipamentos sejam instalados até o fim de dezembro.

A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) também prepara edital para a contratação da empresa que ficará responsável pelo projeto de reestruturação do sistema de captação e abastecimento da cidade.”Esse é só mais um dos problemas que se arrastaram por muito tempo e estamos enfrentando. Vamos resolver. O que não fizeram em décadas faremos agora”, garante Pocay.

Em setembro, o prefeito inaugurou o novo reservatório da SAE, no Jardim Anchieta. O dispositivo, que tem capacidade para armazenar um milhão de litros de água, pode abastecer até 20 mil pessoas. Até o fim do ano, a Prefeitura deve inaugurar outro reservatório, que já está em operação, no Jardim São Silvestre.

O superintendente da SAE, Marcelo Pires, explica que o sistema de abastecimento de água de Ourinhos foi projetado em 1960 e, desde então, foram poucas as intervenções para melhorar a distribuição. “A SAE faz a captação, as adutoras distribuem nas residências, mas estima-se que a perda seja de 60%. O que estaria chegando nas casas das pessoas é apenas 40% da capacidade. Precisamos ter o número exato disso. Por isso, compramos os macromedidores, para recuperar as adutoras.”