Gestão do prefeito Rômulo Rippa (PSD) lança o programa Vida Nova, que une ações educativas, serviços médicos e assistência social no tratamento de pacientes do município

O prefeito Rômulo Rippa no lançamento do programa ao lado do vereador Gideon e das secretárias Cláudia Aguiar, Mileni Arantes e Vera Visolli

Em Porto Ferreira, município de cerca de 55 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Rômulo Rippa (PSD) promove o Programa Vida Nova, que oferece amplo atendimento aos usuários de álcool e outras drogas que buscam tratamento. O projeto é realizado de maneira conjunta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde e Educação.

Além de cuidar dos dependentes químicos em situação de vulnerabilidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania oferece atendimento às famílias. Após o tratamento, o projeto prevê a reinserção dos pacientes no convívio social e no mercado de trabalho.

A Secretaria de Saúde colocou toda a estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para o atendimento e tratamento dos usuários. O programa estabelece, ainda, internações voluntárias e até compulsórias, dependendo do caso.

Na área educacional, serão promovidas ações de conscientização de estudantes e docentes a respeito dos prejuízos causados pelas drogas. “É um projeto pioneiro na região e muito abrangente, que buscará enfrentar o problema com bastante determinação e trabalho. Vamos usar toda a nossa estrutura e nossos profissionais na luta contra o vício e a dependência”, destacou o prefeito no evento de lançamento do programa, no dia 7.

O evento contou com as presenças do vereador Gideon dos Santos (PSD) e das secretárias Cláudia Aguiar (Educação), Mileni Arantes (Desenvolvimento Social e Cidadania) e Vera Visolli (Saúde).