Em encontro na praça, Dárcy Vera falou sobre as mudanças no transporte público e afirmou que encaminhará os pedidos do movimento.
Dárcy se sentou no chão junto dos representantes da manifestação; a conversa foi na praça em frente ao Paço Municipal.

Dárcy se sentou no chão junto dos representantes da manifestação; a conversa foi na praça em frente ao Paço Municipal.

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), recebeu representantes do Movimento Passe Livre na manhã desta quarta-feira (26). O grupo a esperava em frente à Prefeitura e, assim que chegou, Dárcy fez questão de atendê-los. Na conversa, a prefeita recebeu uma pauta de reivindicações, falou sobre as mudanças no transporte público e afirmou que encaminhará os pedidos do Movimento para o Governo Municipal.

O encontro aconteceu por volta das 9h30. A prefeita se sentou no chão junto dos representantes da manifestação. A conversa foi na praça em frente ao Paço Municipal, pois ali todos poderiam participar.

Dárcy recebeu uma carta de reivindicações do Movimento Passe Livre e ouviu os manifestantes. Ela também esclareceu os questionamentos feitos pelo grupo e se comprometeu a encaminhar as solicitações.

Os manifestantes também pediram por uma formatação do Conselho Municipal de Transportes. Ficou definido que eles enviarão à prefeita a solicitação do número de representantes e quais classes participariam para que essa proposta também seja encaminhada ao legislativo de Ribeirão.

“As manifestações pacíficas e o diálogo fortalecem a democracia. Sou a favor da troca de ideias e acredito que esse seja um momento histórico de mudanças em nosso País. Todos os pedidos que recebi aqui e que estão na carta vão ser analisados”, afirmou Dárcy.

Após o encontro, a prefeita de Ribeirão Preto se reuniu com a equipe de governo e, em entrevista coletiva na sequência, anunciou que enviará à Câmara Municipal um projeto para redução na tarifa do transporte público. Segundo a proposta, a passagem custará R$ 2,75 e a diminuição no valor poderá ser possível graças à isenção de impostos.

Ainda de acordo com a prefeita, outras duas iniciativas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na qual Dárcy compõe a diretoria, também estão encaminhadas no Governo Federal. Os representantes dos municípios pedem agilidade na tramitação do Reitup (Regime Especial de Incentivos para o Transporte Urbano de Passageiros). Ele autoriza os prefeitos a zerar a alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) que incide sobre as tarifas. Esse tributo varia de 2% a 5% nas cidades.

Outra proposta também levada adiante pela prefeita de Ribeirão Preto na FNP é a utilização da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para subsidiar o preço das passagens no transporte público.

Com essas medidas aprovadas, as tarifas do transporte público podem ser barateadas no País.