Katiuscia Leonardo (PSD) conseguiu o repasse de R$ 535 mil para viabilizar a obra, que atende uma antiga reivindicação dos moradores e deve ser finalizada no primeiro trimestre de 2018

A prefeita Katiuscia Leonardo

Ainda no primeiro trimestre de 2018, Cristais Paulista — município de 8 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo, próximo a Franca — deverá ter uma nova adutora para reforçar seu sistema de abastecimento de água. A obra é resultado da reivindicação encaminhada ao Governo do Estado pela prefeita Katiuscia Leonardo (PSD), que obteve a liberação de repasse de R$ 535 mil para a Prefeitura.

“Nós abriremos a licitação para a construção da adutora na próxima semana e, daqui a 90 dias, a obra já deverá estar construída”, afirma a prefeita, que trabalhou por essa conquista desde o início do mandato, em janeiro último.

Katiuscia destaca ainda que a escassez de água é um transtorno que afeta o município há cerca de quatro anos, em decorrência dos longos períodos de estiagem. Em 2014, durante a gestão anterior, o problema chegou ao ponto crítico, quando a Prefeitura suspendeu as atividades na rede pública de ensino, deixando dois mil alunos sem aula. “Essa é uma antiga reivindicação, uma conquista muito importante para a cidade”, ressalta Katiuscia.

Atualmente, as lagoas de captação do município são alimentadas pelo Córrego Ribeirão dos Cristais. A nova adutora continuará extraindo água do mesmo ribeirão, mas alcançará ponto de maior vazão, em que a seca não compromete a disponibilidade de água.