O presidente nacional do partido e o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (na foto à esq), estiveram sábado nas duas tradicionais festas do Circuito das Frutas.
Ao lado de líderes do partido na região, Meirelles e Kassab visitaram os dois grandes eventos do Circuito das Frutas

Ao lado de líderes do partido na região, Meirelles e Kassab visitaram os dois grandes eventos do Circuito das Frutas

Prefeitos e lideranças políticas da região paulista conhecida como Circuito das Frutas recepcionaram neste sábado (01/02) o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em visitas a duas tradicionais festas das cidades de Valinhos e Jundiaí.

A 65ª Festa do Figo e 20ª Expogoiaba de Valinhos está sendo realizada no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, primeira parada da comitiva do PSD, da qual faziam parte o deputado federal Guilherme Campos (PSD) e a presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi. Foram recebidos pelo prefeito Clayton Machado (PSDB), pelo vice-prefeito Luiz Mayr (PV) e pelo presidente do PSD local, Juninho Andrade. Estavam presentes também os prefeitos de Caieiras, Roberto Hamamoto, e Saulo Pedroso, de Atibaia, ambos do PSD, além de diversos vereadores, como Dr. Moysés, ex-prefeito de Valinhos.

Em um giro pelos diversos estandes, Kassab e Meirelles experimentaram – e aprovaram – shakes de goiaba e figo. Em seguida visitaram o estande do Sindicato Rural de Valinhos, onde se mostraram admirados com a qualidade das diversas variedades de frutas produzidas na região, como caquis, pêssegos, uvas, figos, goiabas, lichias e mangas.

Jundiaí

Em Jundiaí, quem recepcionou Kassab e Meirelles na Festa da Uva foi o prefeito Pedro Bigardi (PCdoB). Visitante frequente dessa tradicional festa jundiaiense, o ex-prefeito de São Paulo circulou com Meirelles e Bigardi pelos diversos estandes, parando para conversar com produtores a respeito dos problemas e perspectivas desse setor do agronegócio. Para Kassab, a agricultura é um dos grandes pilares da economia da região e do Brasil, e precisa de muito apoio governamental.

Em Jundiaí, Kassab e Meirelles conheceram as rainhas e princesas da festa e se encontraram com prefeitos e vereadores da região

Em Jundiaí, Kassab e Meirelles conheceram as rainhas e princesas da festa e se encontraram com prefeitos e vereadores da região

Diante de perguntas sobre as eleições deste ano, feitas em entrevista coletiva à imprensa, Kassab explicou que, embora já seja um dos maiores partidos do Brasil, o PSD tem pouco mais de dois anos de vida e vai disputar sua primeira eleição geral, de caráter estadual e nacional. Por isso, a direção nacional do partido considera importante ter candidaturas próprias para os governos estaduais. Com candidatos próprios a governador, o partido poderá ter, pela primeira vez, espaço na propaganda eleitoral de rádio e tevê para se apresentar ao eleitor, mostrando suas propostas e suas lideranças.

No Estado de São Paulo, disse Kassab, o partido tem realizado diversos encontros regionais, liderados pela coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, para que seus líderes e militantes manifestem suas preferências em relação aos potenciais candidatos a governador e a senador. E tem sido quase unânime a opção pelo próprio Kassab para governador e Henrique Meirelles para o Senado.

Kassab confirmou que aceitou a missão: “Já estamos em campo, mas ainda no aquecimento”, afirmou ele. “Estamos ouvindo o partido e a sociedade, com os olhos atentos ao problemas e, também, para as potencialidades do nosso Estado.”

Henrique Meirelles explicou que ainda não há definição sobre sua candidatura ao Senado: “Não há pressa, porque faltam alguns meses para as convenções partidárias. Além disso, tenho diversas ligações e responsabilidades no setor privado. Temos tempo, estamos ponderando sobre o assunto”.

Na Festa da Uva, recebidos pelo prefeito Pedro Bigardi , conheceram a produção regional

Na Festa da Uva, recebidos pelo prefeito Pedro Bigardi , conheceram a produção regional

Circuito das frutas

A história do Circuito das Frutas começou quando a região foi identificada como “Roteiro das Frutas” pelos profissionais da área de Turismo. No final da década de 1990, iniciou-se uma grande articulação entre os proprietários rurais da região, que buscavam uma alternativa para permanecer no campo, produzindo, mas com outras formas de geração de renda. O Agroturismo surgiu como possibilidade de negócio.

Dessa forma, com apoio das prefeituras e do Governo Estadual, de Associações de Classe e do Convention & Visitors Bureau, criou-se oficialmente, em 2002, o Polo Turístico do Circuito das Frutas. Desde então a atividade turística une estes municípios em busca de um só objetivo: tornar a região um núcleo receptor de turismo e um referencial dentre os Polos Turísticos no Brasil, por meio do potencial da fruticultura e dos recursos de infraestrutura turística disponíveis.